Assinale a alternativa cuja frase NÃO atende à mesma regra d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q635855 Português

Leia o trecho de texto a seguir, retirado do sítio www.g1.globo.com, acesso em 20/03/2015, e responda à questão.


               SAIBA COMO DIFERENCIAR DENGUE DA FEBRE CHIKUNGUNYA

           Sintomas das duas doenças são parecidos e elas são transmitidas pelo

     mosquito Aedes Aegypti. Não há vacina. Melhor forma de evitá-las é a prevenção


O técnico agrícola Fernando Soares, 28 anos, sofreu duas vezes com a dengue. A última foi em 2012. "Na segunda vez foi pior. As dores no corpo eram mais intensas e precisei ser hospitalizado para me hidratar e tratar os sintomas", recorda o jovem, que hoje tem cuidado redobrado contra o surgimento do mosquito em sua casa.

O mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, é o transmissor de uma doença nova no Brasil, a febre chikungunya, que surgiu na África e vem avançando pela América do Sul. As duas doenças são bastante parecidas. É preciso estar atento para prevenção e tratamento.

“Ambas têm em comum o agente transmissor, o Aedes Aegypti, e os sintomas que são parecidos, bem como o tratamento. A diferença é que a febre chikungunya é de período mais curto e os sintomas hemorrágicos são menos observados”, esclarece o médico clínico do Hapvida de Belém, Wagner dos Santos. A principal diferença da chikungunya é a sensação de fortes dores nas articulações, com sinais de flogose - vermelhidão, dor, inchaço e calor. As duas doenças são diagnosticadas com exames de laboratório e podem se manifestar em um mesmo paciente.

                                      Dengue x febre chikungunya

No caso da dengue, há mais risco da doença evoluir para a forma hemorrágica, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. “Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal”, enfatiza Alfredo Passalacqua.  

Assinale a alternativa cuja frase NÃO atende à mesma regra de concordância verbal que é adotada no seguinte trecho do último parágrafo: “No caso da dengue, há mais risco da doença evoluir para a forma hemorrágica, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes”.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B. 

Verbo Auxiliar + Haver (sentido de existir, ocorrer, acontecer) = os 2 no singular. "Deve haver muitos criminosos soltos nesse período.

Nas outras letras o verbo haver tem sentido de existir.

FORÇA, FOCO E FÉ

Não entendi...todos para mim tem sentido de exisitr...

gab B

 

haver no sentido de existir => impessoal => muitos criminosos = OBJ

logo a locução verbal "Devem haver" é no singular, sendo assim:

 

DEVE haver muitos criminosos soltos nesse período.

 

me corrijam se eu tiver errado, também estou aprendendo! 

 

 

RESPOSTA B

Deverão haver muitas oportunidades de emprego com [...].

entendendo a COPVE

#TCE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo