Leia atentamente os textos abaixo e, após relacioná-los, res...
Leia atentamente os textos abaixo e, após relacioná-los, responda às questões 29 e 30.
TEXTO 1
Lúcia Santaella classifica a configuração das culturas humanas em seis grandes eras civilizatórias: a era da comunicação oral; a da comunicação escrita; a da comunicação impressa; a da comunicação propiciada pelos meios de comunicação de massa; a da comunicação midiática; a era da comunicação digital.
“[...] embora as eras sejam sequenciais, o surgimento de uma nova era não leva a anterior e anteriores ao desaparecimento. Elas vão se sobrepondo e se misturando na constituição de uma malha cultural cada vez mais complexa e densa”. (SANTAELLA, Lúcia. Por que as artes e as comunicações estão convergindo. São Paulo: Paulus, 2005, p. 9)
TEXTO 2
“A arte postal transfere o foco do que é tradicionalmente chamado de ‘arte’ para o conceito mais amplo de cultura. Essa mudança é o que faz a arte postal realmente contemporânea. Para o artista uruguaio Clemente Padín, a arte postal enfatiza estratégias culturais onde estariam os limites entre o trabalho do artista e a organização e distribuição desse trabalho. [...] O que mais importa, nesse caso, é a comunidade que se cria. Um tribalismo imaginário em que o individual e o político circulam no mesmo espaço, definem um ethos e uma vibração comum próprios àquele momento histórico. [...] Clemente Padín, por exemplo, foi preso pela ditadura militar do Uruguai em 1977, e toda a rede se mobilizou por sua libertação. Para o artista uruguaio, a arte postal representa um processo de descentralização artística em contraste com os “corretos” pólos hegemônicos implantados depois da Segunda Guerra Mundial [...]”. (FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p. 68-69)
Leia atentamente os textos abaixo e, após relacioná-los, responda à questão.
TEXTO 1
"A reprodutibilidade, a replicação massificada por meio de métodos maquinais de produção da imagem minou, de um só golpe, toda a estrutura valorativa das ‘belas artes’. A mecanização destrói sua mística. Por essa razão, a industrialização, que marcou o início da era eletromecânica, provocou longos debates entre artistas e críticos a respeito do impacto da máquina sobre a arte”. (SANTAELLA, Lúcia. Por que as artes e as comunicações estão convergindo. São Paulo: Paulus, 2005, p. 19-20)
TEXTO 2
“É bom lembrar que, justamente nos anos 70, foi introduzida a TV em cores no Brasil, e iniciava-se também a hegemonia da Rede Globo – isto é, a ficção nos noticiários e nas novelas superava a realidade. No contrafluxo, surge a videoarte, que introduz uma outra dimensão de tempo, entendido a princípio como uma contratelevisão, possibilitando ao tempo presente mobilizar o espectador, em oposição à passividade solitária da TV”. (FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Zahar, 2006, p. 53)
TEXTO 3
Nam June Paik, 1965.
Magnet TV.
Disponível em <http://collection.whitney.org/object/6139>. Acesso em: 03.out. 2016.
Ao posicionar o ímã sobre o televisor (TEXTO 3), Nam June Paik impossibilita a formação da imagem devido à interferência que o ímã causa ao aparelho. Das alternativas abaixo, qual é INCORRETA em relação às consequências dessa interferência?