(Apud ALENCASTRO, Luis Felipe. O trato dos viventes: formaçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2916002 História

Imagem associada para resolução da questão


(Apud ALENCASTRO, Luis Felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil nos séculos XVI e XVII. São Paulo: Cia das Letras, 2000.)


O tráfico de escravos para a América portuguesa, nos séculos XVII e XVIII, decorria de um comércio bilateral, que envolvia comerciantes portugueses, africanos e outros sediados no Brasil. Com relação ao tráfico de africanos para o Brasil, a partir do mapa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A comunidade mercantil baiana reforçou seus laços comerciais e políticos com a Costa da Mina, assumindo a direção da Companhia das Índias Ocidentais, depois da derrota dos holandeses no Brasil e em Angola, passando a atuar ativamente no comércio de escravos para o Caribe.

( ) Desde o início do século XVIII era forte a presença de comerciantes baianos e seus intermediários na costa do Golfo de Benin, negociando tabaco, açúcar, cachaça e tecidos, que eram trocados por escravos e panos da costa, aproximando Salvador de portos como Ajudá, Porto Novo e Lagos.

( ) Havia dois grandes eixos de entrada de africanos no Brasil, fornecendo escravos majoritariamente oriundos da África centro‐ocidental; um grande contingente proveniente da Costa da Mina e baía do Benin para a Bahia; e escravos oriundos principalmente do Congo e de Angola, para Pernambuco.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas