O gráfico a seguir representa a questão básica da comunicaçã...
O gráfico a seguir representa a questão básica da comunicação dentro de uma perspectiva funcionalista. Esta questão foi formulada por
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra c
O “Modelo de Lasswell” focou nos estudos de compreensão e descrição dos atos de comunicação baseada nas perguntas: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”.
primeira geração da escola de Frankfurt destacam-se os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer, criadores do conceito de “Indústria Cultural” (que substitui o termo cultura de massa), donde apresentam características da cultura transformada em mercadoria, desde a manipulação e as mensagens ocultas envolvidas.
Já na segunda geração da escola alemã destaca-se o filósofo e sociólogo Jürgen Habermas (1929) e seus estudos acerca da esfera pública abordados na obra “Mudança Estrutural da Esfera Pública” (1962).
Corrente Funcionalista
Com foco nos estudos sobre os media e a função da comunicação na sociedade, os principais teóricos da corrente funcionalista são:
o sociólogo austríaco Paul Lazarsfeld (1901-1976);
o cientista político estadunidense Harold Lasswell (1902-1978);
o sociólogo estadunidense Robert King Merton (1910-2003).
fonte: https://www.todamateria.com.br/teorias-da-comunicacao/
GABARITO C
Já no final da década de 1940, munido dos conceitos hipodérmicos e procurando reparar suas falhas, Lasswell montou seu próprio modelo para explicar como se dá o fluxo comunicacional, também conhecido como Análise de Conteúdo. O que Lasswell percebeu é que cada mensagem produz sensações diferentes. Ele procura entender esse fluxo respondendo às seguintes perguntas:
QUEM? ----> DIZ O QUE? ----> EM QUE CANAL? ----> A QUEM? ----> COM QUE EFEITO?
Esse modelo ficou conhecido como o Modelo dos Cinco “Q”s.
Pelas conclusões de Laswell, a mídia afeta o público com seu conteúdo e suas reações dependem da sua identificação com a mensagem, seus anseios e expectativas. Ele começa a usar o conceito de público, que é essencialmente diferente do de massa.
Ao criar seu modelo, Lasswell observou que a Teoria Hipodérmica ignorava o contexto em que ocorria o processo da comunicação. Podemos dizer também que, ao romper com o modelo behaviorista, Lasswell se insere na corrente funcionalista dos estudos da comunicação.
FONTE: Curso Regular de Comunicação - Estratégia Concursos
O Modelo de Lasswell é uma teoria de comunicação proposta pelo sociólogo Harold Lasswell em 1948. Esse modelo simplifica o processo de comunicação em cinco elementos essenciais:
- Quem (emissor): A pessoa ou entidade que envia a mensagem.
- Diz o quê (mensagem): O conteúdo da mensagem.
- Por meio de qual canal (meio de comunicação): O meio pelo qual a mensagem é transmitida.
- Para quem (receptor): O destinatário da mensagem.
- Com que efeito (feedback): A resposta ou impacto que a mensagem causa no receptor
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo