A aterosclerose é uma doença imunoinflamatória e fibropro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1089027 Medicina
A aterosclerose é uma doença imunoinflamatória e fibroproliferativa, modulada pela presença de fatores de risco. Acomete primariamente a intima das artérias de médio e grande calibres, resultando em espessamento intimal, estreitamento da luz e redução do fluxo de sangue para os tecidos.
O interessante é que a sintomatologia não guarda uma relação direta com as alterações angiográficas. Inicialmente, encarada como uma doença crônica degenerativa e de progressão lenta, atualmente se sabe que a aterosclerose é uma doença com períodos de atividade e quiescência. Desse modo, é isso que vai determinar a variabilidade fenotípica de apresentação dessa doença. A obstrução progressiva da luz da artéria, por expansão de uma placa fibrosa, resulta em diminuição do fluxo somente com estenoses entre:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - 50 a 70%. A aterosclerose é uma doença que afeta principalmente a intima das artérias de médio e grande calibre, causando espessamento intimal, estreitamento da luz e diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos. A obstrução progressiva da luz da artéria é causada pela expansão de uma placa fibrosa. As estenoses que resultam na diminuição do fluxo sanguíneo ocorrem entre 50% e 70% de obstrução da luz da artéria. Portanto, a alternativa A é a resposta correta. É importante lembrar que a sintomatologia não guarda uma relação direta com as alterações angiográficas e que a aterosclerose é uma doença com períodos de atividade e quiescência, o que determina a variabilidade fenotípica de sua apresentação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo