A primeira publicação a relacionar sintomas e sinais de i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1089031 Medicina
A primeira publicação a relacionar sintomas e sinais de isquemia cerebral com doença de artérias extracranianas foi atribuída a Wepfer. Em 1658, ele observou, em necropsia, lesões de artérias carótidas, que foram identificadas como sendo causa de óbito do paciente, que havia tido acidente vascular cerebral (AVC).
Baseado em conceitos e evidências, o órgão norte americano de regulamentação de fármacos e alimentos (FDA, Food and Drug Administration) considera a indicação de angioplastia carotídea nas seguintes situações:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão aborda a indicação de angioplastia carotídea segundo o FDA. A resposta correta é a alternativa C: Doença carotídea provocada por displasia fibromucular. A angioplastia carotídea é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo desobstruir uma artéria carotídea que esteja obstruída por placas de gordura. Segundo o FDA, essa indicação deve ser feita em pacientes sintomáticos com estenose de pelo menos 50%, ou em pacientes assintomáticos com estenose de pelo menos 60%. No entanto, em pacientes com doença carotídea provocada por displasia fibromucular, a indicação para angioplastia é mais ampla e não se baseia em critérios de estenose. Essa doença é um distúrbio que afeta a parede dos vasos sanguíneos, causando seu estreitamento e obstrução, e pode levar a acidentes vasculares cerebrais. Por isso, a angioplastia pode ser indicada mesmo em casos de estenose inferior a 50% em pacientes com displasia fibromucular.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo