O técnico de enfermagem deve estar habilitado para aferir ad...
( ) Durante o procedimento de aferição do pulso, o técnico de enfermagem analisa as seguintes características: elasticidade, frequência, ritmo, amplitude, tensão, sempre comparando com o lado homólogo.
( ) A respiração constitui o mecanismo pelo qual o organismo realiza a troca de gases. Em condições normais, observam-se dois movimentos para o padrão respiratório: costal superior, observada principalmente no sexo feminino; torocoabdominal, predominante no sexo masculino e em crianças.
( ) Medidas frequentes da pressão arterial são prescindíveis em situações como: ferimentos graves, cirurgias, anestesias e durante qualquer enfermidade ou condição que ameace a estabilidade cardiovascular.
( ) Podemos definir a pressão convergente, quando as pressões sistólicas e diastólicas estão muito afastadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I - Verdadeira -O procedimento de aferição do pulso, trata-se da avaliação da expansão e contração alternada de uma artéria após a ejeção de um volume de sangue na aorta com a contração do ventrículo esquerdo. Sendo importante observar, o estado da parede da artéria (lisa, endurecida, tortuosa), Ritmo (regular, irregular), Amplitude (ampla, mediana, pequena), Tensão ou dureza (mole, duro), Tipos de onda (normal, paradoxal, filiforme).
II- Verdadeira - A respiração constitui o mecanismo pelo qual o organismo realiza a troca de gases. Em condições normais, observam-se dois movimentos para o padrão respiratório: costal superior, observada principalmente no sexo feminino, torocoabdominal, predominante no sexo masculino e em crianças. A respiração costal caracteriza-se pelo predomínio da expansão da caixa torácica na fase inspiratória e a respiração diafragmática, pelo predomínio da expansão abdominal na fase inspiratória.
III- Falsa - A alternativa propõe que medidas frequentes da pressão arterial são prescindíveis em situações como: ferimentos graves, cirurgias, anestesias e durante qualquer enfermidade ou condição que ameace a estabilidade cardiovascular. Vejamos, a avaliação da pressão arterial contribui para a prevenção de incidentes relacionados à segurança do paciente e à identificação precoce de alterações fisiológicas decorrentes de eventos adversos associados aos cuidados em saúde. Vale ressaltar que conforme as diretrizes internacionais de hipertensão para um resultado fidedigno da pressão arterial o paciente deve estar calmo por pelo menos 5 minutos antes da aferição, abster de exercício físicos, não estar exposto a situações de estresse, utilizar braçadeira correta, não mensurar caso esteja com vontade de urinar, assim como outras orientações, qualquer uma das situações mencionadas acima pode ocasionar dados incorretos, superestimando o valor da pressão arterial, com isso alternativa incorreta.
IV- Falsa - A alternativa propõe que pressão convergente é quando as pressões sistólicas e diastólicas estão muito afastadas, estando incorreta, a pressão arterial é convergente quando a diferença entre a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica (Pressão diferencial) é menor que 30mmHg.
Gabarito: Letra B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo