O processo que envolve a produção e a transmissão d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403530 Atualidades
O processo que envolve a produção e a transmissão de energia elétrica passou a ser motivo de grande discussão no Brasil e no mundo. Os temas abordam a necessidade de se produzir energia e, ao mesmo tempo, manter a proteção ambiental ou estabelecer uma linha para o desenvolvimento sustentável. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - No Brasil, há o predomínio na utilização da energia hidroelétrica, o que por vezes gera uma instabilidade na produção, pois existem as questões climáticas que também devem ser levadas em consideração.

A questão central envolve o desafio da produção e transmissão de energia elétrica enquanto se busca compatibilizar a necessidade de recursos energéticos com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.

O Brasil é conhecido por sua dependência de usinas hidroelétricas, que são responsáveis pela maior parte da geração de energia no país. Essa dependência pode ser um risco devido às condições climáticas, como em períodos de seca que afetam o volume de água nos reservatórios. Essa característica é um ponto importante para entender a alternativa correta.

Justificativa para a Alternativa Correta (B): A afirmação está correta ao destacar o predomínio da energia hidroelétrica no Brasil e os riscos associados à variabilidade climática, que podem causar instabilidades na produção de energia. Fontes como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmam essa predominância e o desafio climático associado.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A energia eólica é uma fonte limpa, porém, o custo de instalação pode ser alto e a disponibilidade depende de condições climáticas e geográficas específicas. Portanto, não é uma solução universalmente aplicável em larga escala.

C - O Japão reduziu sua dependência de energia nuclear após o desastre de Fukushima, mas não a baniu completamente. Além disso, o país não possui grandes jazidas carboníferas como fonte alternativa significativa.

D - Embora as fontes alternativas estejam em expansão, elas ainda não superam a produção de energia convencional em quantidade. A transição para um mix energético sustentável está em andamento, mas é um processo gradual.

E - O Brasil é um dos maiores produtores de etanol, mas os Estados Unidos lideram o mercado. Portanto, o Brasil não possui o domínio sobre as regras do mercado global de etanol.

Estratégias para Interpretação: Ao resolver questões sobre energia, é crucial identificar a principal fonte energética do país em questão e considerar fatores que possam impactar sua produção, como o clima e a tecnologia disponível. Preste atenção a comparações e afirmações absolutas que podem conter pegadinhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a- A maioria das formas de geração de eletricidade requerem altíssimos investimentos de capital e baixos custos de manutenção. Isto é particularmente verdade para o caso da energia eólica, onde os custos com a construção de cada aerogerador de alta potência podem alcançar milhões de reais, os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero. 

c - Há uma preocupação quanto aos riscos de construção de usinas nucleares no Japão devido à sua história de terremotos e atividades sísmicas, que frequentemente resultam em tsunamis e que podem vir a atingir alguma destas usinas causando assim algum acidente nuclear. O acidente mais sério dos últimos anos foi o de Fukushima I, que aconteceu após a tsunami de Tohoku em 2011.

Segundo pesquisadores e especialistas no assunto, o Japão seria um local arriscado para a construção de usinas nucleares, podendo ser a causa de uma catástrofe para o país e para o mundo.

Enquanto ativistas do movimento antinuclear alertam sobre a possibilidade de danos que poderiam ser causados às usinas em eventos naturais como terremotos ou tsunamis, os responsáveis pelas usinas afirmam que elas são planejadas de forma que esta seria uma hipótese improvável ou até impossível.

d- Ainda não. As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental. Exemplos de fontes alternativas de energia: - Energia eólica - gerada a partir do vento. -Energia solar (fotovoltaica) - gerada a partir dos raios solares.

 

e - A produção de etanol no Brasil, atualmente, ocorre em larga escala, e o país é o segundo maior produtor mundial de álcool combustível, atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, diferentemente dos norte-americanos, o etanol brasileiro é feito a partir do beneficiamento da cana-de-açúcar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo