Em setembro de 2018, o Ministro da Segurança de Comidas e Dr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Infectologista |
Q2477356 Medicina
Em setembro de 2018, o Ministro da Segurança de Comidas e Drogas e o Centro de Controle de Doenças da Coreia (KCDC) anunciaram que 13 escolas (1) no país vivenciaram um surto de sintomas gastrointestinais, tais como diarreia, dor abdominal, vômitos e febre, com 2207 casos reportados em estudantes, professores, monitores e empregados de empresas fornecedoras de comida. Um estudo caso-controle foi realizado em 10 escolas da cidade de Busan, totalizando 6057 indivíduos estudados (1111 casos – indivíduos com diarreia, dor abdominal, vômitos e febre e 4946 controles – indivíduos assintomáticos, das mesmas escolas dos casos), determinando a causa do surto e orientando as medidas preventivas cabíveis. (1) Observação: os estudantes na Coreia do Sul são simultaneamente expostos em função de serviços de alimentação em massa.

A curva epidêmica, de padrão unimodal, disposta a seguir, foi construída a partir da sintomatologia de 971 casos participantes do estudo, que apresentaram exposição, em 3 de setembro, aos alimentos estudados.

Q80_1.png (526×353)


A tabela abaixo contém os resultados do inquérito de investigação de alimentos provavelmente envolvidos no surto.

Q80_2.png (521×283)


Na investigação do surto de Busan, sobre as possíveis conclusões do estudo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) “Chocolate cake” ou “Rice and beans” foram, provavelmente, os alimentos causadores do surto. ( ) O período de incubação mediano do agente envolvido na diarreia foi de 24 horas.
( ) O quadro clínico e período de incubação encontrados sugerem um agente de diarreia invasiva.
( ) É provável que a contaminação das comidas por toxina estafilocócica seja determinante do surto. ( ) Não é possível, com as informações obtidas, determinar as medidas preventivas para combater o surto.

s afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas