Leia com atenção o texto a seguir. As informações histórica...
As informações históricas disponíveis nos permitem verificar que, entre as principais motivações para a transformação da prisão de ....................................... em privação de liberdade como pena, foi o interesse em aproveitar a mão de obra e a necessidade de controlar sua utilização. Esse sistema de privação da liberdade, com trabalho imposto aos condenados, também tinha a finalidade de atender as necessidade do capitalismo, com trabalhadores sem o mesmo poder de reinvindicações dos operários livres, caracterizando um período denominado .......................................... .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - custódia • utilitarista
A questão aborda a transformação da prisão como um mecanismo de privação de liberdade e trabalho imposto aos condenados, com uma função específica dentro do contexto do capitalismo. Para compreender e responder corretamente essa questão, é necessário ter conhecimento sobre como a prisão evoluiu historicamente e as teorias sociológicas que explicam essa transformação.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa B é a correta porque preenche as lacunas corretamente de acordo com o contexto histórico e sociológico descrito no texto. O termo "custódia" refere-se ao ato de manter alguém sob vigilância e privação de liberdade, que é exatamente o papel da prisão moderna. O termo "utilitarista" descreve a filosofia que orienta essa prática, visando a utilidade econômica e social da prisão. A utilização da mão de obra dos prisioneiros e o controle sobre sua utilização refletem claramente os interesses utilitaristas, que buscam maximizar os benefícios para a sociedade, muitas vezes à custa dos direitos dos indivíduos encarcerados.
Alternativas Incorretas:
A - prevenção • socialista: Essas palavras não se ajustam ao contexto fornecido. A "prevenção" não captura o conceito de transformar a prisão em privação de liberdade com trabalho imposto. E "socialista" não é um termo adequado para descrever o período de interesse no controle da mão de obra em um contexto capitalista.
C - tutela • participativo: "Tutela" sugere proteção ou supervisão, que não é a função principal do sistema de privação de liberdade descrito no texto. "Participativo" não se relaciona adequadamente com o contexto de controle e uso da mão de obra prisioneira.
D - domicílio • macarthista: "Domicílio" não tem relação com prisão ou privação de liberdade. "Macarthista" se refere ao período de perseguição anticomunista nos EUA, o que não tem conexão com o contexto de trabalho imposto aos prisioneiros.
E - sanção • colaboracionista: "Sanção" pode ser um termo relacionado à punição, mas não captura a transformação da prisão em um sistema de trabalho. "Colaboracionista" não se ajusta ao contexto descrito, pois se refere a cooperação com um inimigo ou ocupante, o que não é o foco da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo