Úlcera crônica é uma ferida envolvendo a pele e seus anexos,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1089046 Medicina
Úlcera crônica é uma ferida envolvendo a pele e seus anexos, que não progride para cicatrização durante o período previsto para tal, em torno de 4 semanas a 3 meses, permanecendo supostamente estacionada na fase inflamatória.
As ulceras de perna apresentam uma prevalência de 3 a 5% da população, acima dos 65 anos de idade. Elas estão habitualmente associadas a doenças vasculares.
Em relação às úlceras de perna, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa incorreta é a letra C, pois a esclerodermia é uma doença autoimune que pode levar a úlceras cutâneas, mas não é a mais frequente entre as doenças do colágeno em relação ao aparecimento de úlceras. A alternativa D está correta, pois o pioderma gangrenoso é uma úlcera de etiologia infecciosa, que pode ser crônica e recorrente. É importante lembrar que o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para uma boa evolução do quadro de úlcera crônica de perna. As úlceras venosas são as mais frequentes e estão associadas a doenças vasculares, enquanto as hemoglobinopatias tendem a formar úlceras dolorosas e resistentes ao tratamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo