Bakhtin, em seus estudos, entende que o locutor serve-se da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: CETRO Órgão: IF-PR Prova: CETRO - 2014 - IF-PR - Tradutor Intérprete |
Q454933 Libras
Bakhtin, em seus estudos, entende que o locutor serve-se da língua para as suas necessidades enunciativas concretas (...). No aprendizado da LIBRAS, o(a) ______________, entendendo a língua como sistema abstrato, infere a um signo um universo de possibilidades de significação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - polissemia.

Vamos entender o porquê. A questão aborda a compreensão dos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), focando na capacidade de atribuir múltiplos significados a um signo dentro do sistema linguístico. No contexto da proposição de Bakhtin, o conceito de polissemia é fundamental, pois refere-se à capacidade de um único signo ou palavra possuir múltiplos significados, dependendo do contexto em que é utilizado.

Passando para a análise das alternativas:

A - Empréstimo linguístico: Este termo se refere ao processo pelo qual uma língua adota palavras ou expressões de outra língua. Não se relaciona diretamente com a ideia de múltiplas possibilidades de significação dentro da mesma língua, mas sim com a incorporação de elementos provenientes de outras línguas.

B - Polissemia: Como já mencionado, trata-se do fenômeno pelo qual uma única palavra ou sinal pode ter diferentes significados com base no contexto. É a escolha correta, pois está em linha com a ideia de explorar um universo de possibilidades de significação em um signo da língua, tal como ocorre em LIBRAS.

C - Regionalismo: Refere-se a variantes linguísticas que ocorrem em diferentes regiões geográficas. Envolve variações de pronúncia, vocabulário ou uso de expressões, mas não se concentra na multiplicidade de significados dentro de um mesmo signo.

D - Bilinguismo: Relaciona-se à competência de um indivíduo em utilizar duas línguas. Este conceito não aborda a capacidade de um signo ter múltiplos significados dentro de uma única língua, portanto, não é aplicável ao contexto da questão.

E - Diglossia: Refere-se a uma situação em que duas variedades da mesma língua coexistem em uma comunidade, cada uma tendo funções sociais específicas. Assim como o bilinguismo, não se conecta com o conceito de múltiplas significações de um único signo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Como se refere à própia questão, polissemia é quando uma palavra pode receber mais de um significado .

Um breve exemplo é quando temos a palavra BRAÇO : Braço da cadeira, braço humano, braço de uma gíria...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo