Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...
( ) O número de presos no Brasil, em regime fechado, semiaberto e que cumprem pena em abrigos, é superior a 800 mil. ( ) Os dados mostram que, do total da população carcerária, mais de 40% são presos provisórios, pessoas não condenadas. ( ) Os diagnósticos realizados demonstram que o aumento da população carcerária brasileira tem crescido no últimos anos num ritmo superior a 40% ao ano. ( ) O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos da América do Norte. ( ) A população carcerária continua em crescimento e o número de presos provisórios segue no mesmo patamar de quatro anos atrás.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na medida em que a questão faz parte de uma prova para agente penitenciário, deve ser fornecida bibliografia específica no momento da inscrição mas , é possível encontrar dados para estudo em forma digital.
O Brasil encara o confinamento como a única solução para os problemas da criminalidade. E, a sociedade civil não interessa se ali o criminoso será tratado com dignidade. Muitos incluso demandam a pena de morte como uma das soluções possíveis para a superpopulação carcerária e para tirar contraventores das ruas. Na verdade, a visão dos cidadãos acerca do sistema prisional reflete a desigualdade social no país:
O professor e Procurador de Justiça de Minas Gerais, Dr. Rogério Greco afirmava, em uma entrevista no programa Palavra do Professor, em janeiro de 2017 que
O Brasil prende muito e prende mal. Quem tinha que estar preso, está solto e quem tinha que estar solto, está preso. A gente prende só pobre, só miserável. Esta é a nossa cultura, a nossa regra. É muito mais fácil prender um miserável que prender um sujeito de classe média ou média alta.
As prisões deveriam ter como finalidade recuperar e ressocializar o indivíduo preso. Contudo no Brasil, a percentagem de presos que estuda é de apenas 11% e somente 25% realiza algum tipo de trabalho interno ou externo. Ou seja, a recuperação é rara e a reincidência é alta. Além disso, a falta de dignidade e de mínimas condições de sobrevivência nas prisões , acrescida da superlotação, permitiu que facções criminosas se apoderassem da organização dos presídios. Agora disputam os cárceres brasileiras.
Sobre o tema, Estação Carandiru, de Drauzio Varella e Regime fechado, de Débora Driwin Rieger Zanini, são obras importantes.
VERDADEIRA-Até junho de 2019, eram pouco mais de 461.000 vagas para abrigar os quase 800.000 detentos – as informações levam em conta presos em diversos regimes de cumprimento de pena.
VERDADEIRA-O percentual de presos provisórios por Unidade da Federação oscila entre 15% a 82%
FALSA-O crescimento da população carcerária tem aumentando entre 2,97% e 3,89 até 2019
VERDADEIRA- A maior população carcerária é dos EUA, seguidos pela China. O terceiro lugar é do Brasil, seguido de perto pela Rússia.
VERDADEIRA- O percentual de população carcerária em relação à população do país é bastante alta mesmo tendo mantido mais ou menos os percentuais de 4 anos atrás.
Alternativas
A) INCORRETA
B) CORRETA – Somente a terceira proposição é falsa. As outras são verdadeiras
C) INCORRETA
D) INCORRETA
E) INCORRETA
RESPOSTA: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Somente a terceira opção é errada .
"Os diagnósticos realizados demonstram que o aumento da população carcerária brasileira tem crescido no últimos anos num ritmo superior a 40% ao ano".
Gabarito Letra B.
GABARITO: B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo