Os verbos existir e haver, quando empregados com o mesmo sen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045720 Português
O pavão

Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.

(BRAGA, Rubem. 200 Crônicas escolhidas. São Paulo: Record, 2013.)
Os verbos existir e haver, quando empregados com o mesmo sentido, não flexionam da mesma maneira, como mostra o trecho e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos.
Assinale a alternativa em que a concordância do verbo grifado NÃO está correta, segundo as normas da língua escrita culta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

verbo haver sempre no singular, quando significa existir!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo