O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução...
I – Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, à família e à coletividade, necessárias ao exercício profissional.
II – Prestar serviços que por sua natureza competem a outro profissional, exceto em caso de emergência.
III – Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
IV – Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
V – Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, da família e da coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca de seu estado de saúde e tratamento.
Os direitos do enfermeiro, nas relações com a pessoa, família e coletividade, de acordo com o referido Código de Ética estão apresentados apenas em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - I e IV.
Vamos entender o tema abordado na questão. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, segundo a Resolução nº 311/2007 do COFEN, é um documento essencial que regula a prática profissional, garantindo que enfermeiros atuem de maneira ética e responsável. A questão foca na relação dos enfermeiros com a pessoa, a família e a coletividade, identificando quais são os direitos específicos dentro dessas interações.
Agora, vamos justificar cada uma das alternativas:
I - Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, à família e à coletividade, necessárias ao exercício profissional. Este é claramente um direito do enfermeiro, pois para oferecer uma assistência adequada, o profissional precisa estar bem informado sobre o contexto e as condições de quem está sob seus cuidados.
II - Prestar serviços que por sua natureza competem a outro profissional, exceto em caso de emergência. Essa afirmação trata de uma exceção e não de um direito. Aqui, a intenção é evitar que o enfermeiro atue fora de sua competência profissional, a menos que uma situação de emergência o exija.
III - Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria. Este item refere-se a uma responsabilidade e não a um direito. É um compromisso que o enfermeiro deve ter com o cuidado contínuo.
IV - Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade. Este é um direito do enfermeiro, pois ele pode negar a realização de tarefas que não estejam dentro de suas capacidades ou que coloquem em risco a segurança de todos os envolvidos.
V - Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, da família e da coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca de seu estado de saúde e tratamento. Este item se refere a uma responsabilidade do enfermeiro, de contribuir para o entendimento de todos sobre a situação de saúde.
Portanto, a resposta correta é E - I e IV, pois ambos são direitos do enfermeiro no contexto das relações com a pessoa, família e coletividade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
III e V são deveres.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo