Demonstra adequação à escrita culta padrão e bom entendiment...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Minha leitura desse trecho é a de que ALGUNS sociólogos e cientistas ÀS VEZES ("chegam a", no original) recomendam o abandono do termo poder. Além disso, outras expressões são usadas NÃO EXCLUSIVAMENTE por sociólogos e cientistas para referir o conceito de poder.
O item diz que TODOS os sociólogos e cientistas recomendam o abandono do termo E sugerem o uso de seus sinônimos aproximados, ou seja, totalmente diferente. Como pode estar certo?
Mais uma das milhares de IMBECILIDADES que o CESPE adora cometer. Nesse trecho não tem como deduzir e nem ao menos inferir que os sociólogos e cientistas propôem o uso de sinonimias para quando se for empregar o termo "poder". Afirmar que há essa proposição é forçar demais a barra.
Daqui a pouco aparecem os "Einsteins" geniais com o mesmo "entendimento" da banca, fazendo um malabarismo semântico para concordar com esse gabarito. É sempre assim: "Olha gente, relendo o trecho realmente dá para perceber que o gabarito é "C". É só fazer isso isso e isso e bla bla bla...". ou então: "Não sei qual a dificuldade da questão. Tá bem claro que os sociólogos e cientistas propõem a "aludida" substituição do termo." Daí aparece outro já usando "juridiquês", falando "Data Vênia", com frases rebuscadas e o escambau
Esse pessoal parece que tem Síndrome de Estocolmo, caramba.
Há uma variação semântica sifginificativa entre o que está escrito no texto e a frase do enunciando, de modo que para mim o gabarito deveria ser considerado ERRADO, pois não demonstra "adequação ao bom entendimento".
Nos dias de hoje, essa questão seria impugnada. Os candidatos cairiam em cima da questão!
Pegadinha
Demonstra adequação à escrita culta padrão: SIM: não encontrei nenhum erro.
e bom entendimento do sentido: Isso quer dizer o mesmo sentido entre as frases OU um bom entendimento do sentido sem uma ter relação com a outra.
Se interpretarmos de acordo com a segunda hipótese a assertiva está correta.
expresso no trecho "O próprio (...) comando" (L.7-11) do texto II a seguinte frase: Sociólogos e cientistas políticos recomendam a abolição do termo poder, impugnando-o e empregando, em seu lugar, sinônimos aproximados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo