O rotavírus é responsável no mundo pela morte de 500 mil cri...
O rotavírus é responsável no mundo pela morte de 500 mil crianças e de dois milhões de hospitalizações por ano. Por essa razão, a Organização Mundial de Saúde (OMS), visando elevar a proteção contra a causa mais comum da diarréia, recomendou a inclusão global da vacina contra o rotavírus nos planos de imunização. Sobre a Vacina Oral de Rotavírus Humano (VORH) e de acordo com o Calendário Nacional de Imunização, é correto afirmar que é possível administrar a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta. Vamos entender por quê.
O rotavírus é um agente viral que causa gastroenterite, frequentemente associado a episódios severos de diarreia em crianças pequenas. Devido ao seu impacto global, a vacinação contra o rotavírus é uma importante medida de saúde pública recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Calendário Nacional de Imunização do Brasil, a Vacina Oral de Rotavírus Humano (VORH) é administrada em duas doses. É fundamental compreender o intervalo correto para aplicação dessas doses, pois a eficácia da vacina e a proteção conferida dependem do respeito a essas datas específicas.
A alternativa A afirma corretamente que a 2a dose da VORH pode ser administrada a partir de 3 meses e 7 dias até 5 meses e 15 dias de idade. Este é o intervalo recomendado para a segunda dose, garantindo que a maioria das crianças receba a proteção necessária em tempo hábil.
Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - A alternativa sugere que a 1a dose pode ser administrada a partir de 15 dias a 1 mês até 2 meses e 7 dias. No entanto, a recomendação correta é que a primeira dose deve ser administrada entre 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias.
C - Esta opção sugere que a 2a dose pode ser administrada entre 2 meses e 10 dias a 4 meses e 7 dias, o que não está de acordo com o intervalo recomendado, que é a partir de 3 meses e 7 dias.
D - Esta alternativa sugere que a 1a dose pode ser administrada entre 2 meses e 15 dias a 4 meses e 15 dias. Porém, o intervalo correto vai até 3 meses e 7 dias para a primeira dose, sendo assim, também está em desacordo.
É crucial que os profissionais de Enfermagem e os responsáveis pela vacinação sigam rigorosamente o calendário e os intervalos estipulados para garantir a eficácia e a segurança das imunizações administradas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo