No exame radiológico de um paciente com Doença Pulmonar Obst...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248847 Fisioterapia
No exame radiológico de um paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) podemos encontrar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na questão proposta sobre o exame radiológico de um paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a alternativa correta é a A: Rebaixamentos das hemicúpulas diafragmáticas e horizontalização das costelas.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é caracterizada por alterações estruturais nos pulmões que levam a dificuldades respiratórias. Uma das principais características radiológicas da DPOC é a hiperinsuflação pulmonar, que resulta em alterações no padrão normal do tórax.

Justificativa da alternativa correta:

A - Rebaixamentos das hemicúpulas diafragmáticas e horizontalização das costelas: Na DPOC, os pulmões estão hiperinsuflados, o que provoca um aumento do volume torácico. Esse aumento leva ao rebaixamento das hemicúpulas diafragmáticas e à horizontalização das costelas, características frequentemente observadas em radiografias de pacientes com DPOC. Assim, a alternativa A está correta.

Análise das alternativas incorretas:

B - Elevação das hemicúpulas diafragmáticas e redução dos espaços intercostais: Esta descrição é mais típica de condições em que há diminuição do volume pulmonar, como na atelectasia. Na DPOC, ocorre o oposto: os pulmões estão hiperinsuflados.

C - Opacidade difusa em ambos os pulmões: Opacidades difusas podem ser encontradas em condições como pneumonia ou edema pulmonar, mas não são características da DPOC, que se caracteriza por hiperinsuflação e não por aumento de opacidade.

D - Sinal de broncograma aéreo: Este sinal é mais associado a pneumonia, onde os brônquios cheios de ar podem ser vistos contra um fundo de pulmão opacificado, algo que não é típico na DPOC.

E - Desvio do mediastino para um dos lados: Esse achado é geralmente associado a pneumotórax ou grandes massas pulmonares. Não é um achado típico de DPOC, a menos que haja complicações adicionais.

Compreender essas alterações radiológicas é crucial para a identificação e manejo correto das condições pulmonares. Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o tema.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A presença do tórax em barril, em virtude da hiperinsuflação, faz com que ocorra a elevação do gradil costal e a projeção das costelas para frente. A mudança na conformação anatômica do tórax reflete na participação da musculatura abdominal na respiração, já que esta fica limitada por um tórax hiperinsuflado.

Gabarito A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo