Os testes do tipo imunocromatográfico apresentam as vantage...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079593 Biologia

Os testes do tipo imunocromatográfico apresentam as vantagens de serem de fácil execução, não precisarem de uma estrutura laboratorial complexa ou mesmo mão-de-obra altamente especializada além de terem a liberação do resultado em menos de 30 minutos. Ao comparar dois testes deste tipo disponíveis no mercado, destinados à pesquisa de anticorpos contra o vírus da hepatite C (Anti-HCV), viu-se que os kits A e B apresentavam os seguintes dados de validação: 


Imagem associada para resolução da questão


Imagem associada para resolução da questão



Analisando os dois kits reagentes conclui-se que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Inicialmente, faz-se necessária a conceituação dos termos especificidade e sensibilidade:

1.       Especificidade: capacidade de identificar corretamente os indivíduos que não possuem a condição ou marcador biológico que está sendo testado. Um teste altamente específico produz poucos falsos positivos, reconhecendo exclusivamente o alvo de interesse (antígeno ou anticorpo específico).

2.       Sensibilidade: capacidade do teste de identificar corretamente os indivíduos que possuem a condição ou marcador biológico. Um teste altamente sensível produz poucos falsos negativos, detectando até mesmo quantidades muito pequenas do antígeno ou anticorpo alvo.

Interpretando a tabela, temos:

Kit reagente A

·         Sensibilidade: Dos 100 indivíduos infectados, o teste identificou 95 e forneceu 5 falsos-negativos. Portanto, sensibilidade de 95%.

·         Especificidade: Dos 200 indivíduos não-infectados, o teste identificou 196 e forneceu 4 falsos-positivos. Portanto, especificidade de 98%.

Kit reagente B

·         Sensibilidade: Dos 150 indivíduos infectados, o teste identificou 130 e forneceu 20 falsos-negativos. Portanto, sensibilidade de 86%.

·         Especificidade: Dos 100 indivíduos não-infectados, o teste identificou 98 e forneceu 2 falsos-positivos. Portanto, especificidade de 98%.

Portanto, analisando os dois kits reagentes conclui-se que a sensibilidade do kit A é maior.

Gabarito: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo