Acerca da referida disputa entre os EUA e a China e seus pos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1941686 Atualidades

          A China e os Estados Unidos da América (EUA), os dois gigantes da economia global, vivem, nos últimos anos, um ambiente que tornou as relações ainda mais agudas. A era Donald Trump aprofundou o clima de animosidade e a troca de acusações. A pandemia foi o empurrão para amplificar as desconfianças.

Internet: <https://www.cnnbrasil.com.br> (com adaptações). 

Acerca da referida disputa entre os EUA e a China e seus possíveis desdobramentos, julgue o item.


No espectro da disputa entre os EUA e a China, está claro que os dois países estão em lados opostos no que se refere ao contexto geopolítico da invasão russa à Ucrânia, de modo que os EUA apoiam a Ucrânia e a China, a Rússia. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário. Sobre as posições das maiores potências mundiais no referido conflito julgamos o item.
Análise do item:
Os EUA são atualmente  os grandes defensores da Ucrânia liderando o esforço de nações na Europa e outras partes do mundo em aplicar sanções econômicas contra a Rússia, enquanto enviam armas ao território em conflito, porém sem participar diretamente dos combates. Já a China não defende explicitamente a posição russa, mas também não a condena o que em termos diplomáticos significa um apoio indireto. A aliança Rússia-China já é uma realidade da atualidade e mesmo sem grandes alardes ambos os países trabalham em cooperação em diversas  áreas como defesa, energia e tecnologia aeroespacial. 
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(C)

-EUA anunciam envio de US$ 200 milhões em armas e equipamentos à Ucrânia (G1)

-O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin. Durante a ligação, reafirmou o apoio de Pequim à Rússia em questões de soberania e segurança...  (Veja)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo