De acordo com Dobson (2011), em sua obra “Terapia cognitivo-...
De acordo com Dobson (2011), em sua obra “Terapia cognitivo-comportamental baseada em evidências”, vislumbram-se três proposições, ou princípios, que estão presentes em todos os tratamentos da terapia cognitivo-comportamental. Com base nesses princípios, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada princípio à sua descrição.
Coluna 1
1. Hipótese de acesso.
2. Hipótese de mediação.
3. Hipótese de mudança.
Coluna 2
( ) O conteúdo e o processo de nosso pensamento é passível de ser conhecido. Os pensamentos não são “inconscientes” ou “pré-conscientes” ou de alguma forma indisponíveis à consciência.
( ) Pelo fato de as cognições serem passíveis de conhecimento e mediarem as respostas a situações diferentes, podemos intencionalmente modificar o modo pelo qual respondemos aos acontecimentos a nosso redor. Podemos nos tornar mais funcionais e mais adaptados por meio da compreensão de nossas reações emocionais e comportamentais, assim como usar as estratégias cognitivas sistematicamente.
( ) Nossos pensamentos medeiam nossas respostas emocionais às variadas situações nas quais nos encontramos. O modelo cognitivo-comportamental não endossa a ideia de que as pessoas simplesmente tenham uma resposta emocional a um acontecimento ou situação, mas que o modo como nós construímos ou pensamos o acontecimento é central para a maneira como nos sentimos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: