A prática de dividir uma tabela grande em tabelas menores p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2287415 Banco de Dados
A prática de dividir uma tabela grande em tabelas menores para reduzir a redundância e melhorar o desempenho das consultas é denominada:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Normalização de Banco de Dados.

A prática descrita na questão, que visa dividir uma tabela grande em tabelas menores para diminuir redundância e aprimorar o desempenho em consultas, é conhecida como normalização. A normalização de banco de dados é um processo sistemático para organizar dados em um banco de dados. Este processo inclui a criação de tabelas e o estabelecimento de relações entre essas tabelas de acordo com regras que visam proteger os dados e tornar o banco mais flexível ao eliminar a redundância e as relações inconsistentes.

Os objetivos principais da normalização são:

  • Reduzir a redundância de dados: evitar a duplicação desnecessária de informações.
  • Evitar anomalias de transação: inserção, atualização e exclusão de registros devem ser procedimentos seguros que não afetem a integridade dos dados.

O processo de normalização é feito a partir da aplicação de regras conhecidas como formas normais (1NF, 2NF, 3NF, etc.), cada uma focando em um tipo específico de problema de redundância de dados e relação entre tabelas.

Entender a normalização é fundamental para o desenho eficiente de um banco de dados. Este conhecimento é crucial para diversos aspectos do trabalho com bancos de dados, desde o desenvolvimento até a administração e otimização (tuning) de consultas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Normalização de Banco de Dados:

  • dividir para não se atrapalhar

Pode ser anulada esta questão, pois a normalização não ajuda a melhorar o desempenho e sim pelo ao contrário, até atrapalha, pois você terá consultas maiores. Sendo de exemplo, é mais rápido para o otimizador e a heurística entregar os dados requeridos da sua consulta caso não tenha junções sobre outras tabelas, apenas realizado um

  • SELECT * FROM TABELA1

Em casos de junção, o processador de consultas(otimizador e heuristica) terá um trabalho a mais para realizar as sobreposições dos resultados da mesma.

  • SELECT * FROM TABELA 1
  • INNER/LEFT/RIGHT JOIN TABELA2 ON TABELA1.ID_TAB2 = TABELA2.ID

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo