Mulher de 32 anos, nuligesta, refere aumento do fluxo menstr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2248975 Medicina
Mulher de 32 anos, nuligesta, refere aumento do fluxo menstrual nos últimos meses, com saída de coágulos. Foi solicitada histeroscopia que identificou mioma submucoso de 2cm, com penetração para o miométrio < 50%, localizado em 1/3 médio de parede anterior da cavidade uterina.
Nesse caso, a conduta é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Miomectomia histeroscópica

Tema central da questão:

A questão aborda o manejo de um mioma uterino submucoso, que é um tipo de tumor benigno encontrado na camada interna do útero, causando sintomas como sangramento menstrual excessivo. O mioma submucoso descrito na questão tem menos de 50% de penetração no miométrio, o que o classifica como tipo 0 ou 1, tornando-o acessível para tratamento histeroscópico.

Justificativa da alternativa correta:

D - Miomectomia histeroscópica: Esta técnica é a mais indicada para miomas submucosos, pois permite a remoção do mioma através do canal vaginal, sem necessidade de incisões externas. É uma abordagem minimamente invasiva, ideal para miomas localizados dentro da cavidade uterina, como no caso apresentado.

Análise das alternativas incorretas:

A - Análogos de GnRH: São usados para reduzir o tamanho dos miomas e o sangramento, mas são considerados uma solução temporária, principalmente como preparação para cirurgia. Não são a escolha principal para remoção de miomas submucosos quando a cirurgia é viável.

B - Sistema intrauterino com liberação de Levonorgestrel: Embora ajude a reduzir o sangramento, não remove o mioma. É mais apropriado para situações em que o controle do sangramento é o objetivo principal, não a remoção do mioma.

C - Miomectomia laparoscópica: É utilizada principalmente para miomas intramurais ou subserosos, que estão mais profundamente no útero ou na sua superfície externa. Não é a abordagem ideal para miomas submucosos.

E - Embolização das artérias uterinas: Este procedimento reduz o fluxo sanguíneo para o mioma, causando sua diminuição, mas não é o tratamento de escolha para miomas submucosos, já que o tratamento histeroscópico é mais direto e eficaz.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão retrata um caso clínico de uma mulher com um mioma submucoso - um tipo de tumor benigno que se desenvolve na camada muscular do útero. A localização do mioma e a sintomatologia da paciente são fatores cruciais para determinar a técnica mais apropriada para a remoção. As alternativas A, B e E são métodos que servem para diminuir o tamanho do mioma ou aliviar os sintomas, mas não para removê-lo. A alternativa C, miomectomia laparoscópica, é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, geralmente usada quando os miomas estão localizados no miométrio e são maiores ou mais numerosos. No caso em questão, o mioma é submucoso (localizado sob a mucosa uterina) e tem uma penetração menor que 50% no miométrio. Portanto, a alternativa D, miomectomia histeroscópica, é a conduta mais adequada. Essa técnica permite a remoção do mioma através do colo do útero, sem necessidade de incisões abdominais, sendo, portanto, menos invasiva e mais indicada para miomas submucosos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo