Observe o mapa a seguir:É possível comparar o mapa do Brasil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2403116 Geografia

Observe o mapa a seguir:



Imagem associada para resolução da questão



É possível comparar o mapa do Brasil colonial com a atual estrutura político-administrativa brasileira. Essa comparação demonstra 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As capitanias hereditárias consistem em uma divisão administrativa e territorial, em 1530, visando a ocupação e a colonização portuguesa no Brasil. A colônia foi dividida em quinze lotes de terras entre doze donatários, que tinham a liberdade de conduzir as terras conforme o seu interesse, apenas recolhendo o dízimo à Ordem de Cristo, que era administrada pelo rei de Portugal.    

A- Correta- A capitania Pernambuco teve destaque na lógica do "nordeste" colonial, que se deu principalmente devido ao cultivo de cana-de-açúcar. Ela foi uma das mais desenvolvidas economicamente e mais populosa. 

B- Incorreta- A estrutura administrativa do estado brasileiro era descentralizada, os donatários tinham autonomia para tomar decisões em relação as capitanias 

C- Incorreta- O limite das capitanias passou por mudanças. 

D- Incorreta- Não houve uma fragmentação do território brasileiro após fim da era colonial, o que ocorreu foi a mudança das fronteiras. 

Gabarito do Professor: A 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. Letra A

Pernambuco desempenhou um papel crucial no Nordeste brasileiro durante o período colonial por várias razões:

Produção de Açúcar com condições climáticas e de solo favoráveis permitiram o cultivo em larga escala da cana-de-açúcar, impulsionando a economia da região e do país como um todo.

Engenhos e Plantations a partir do cultivo da cana-de-açúcar, o que os tornavam os centros econômicos e sociais da região.

Centro Urbano e Comercial com Recife, a capital de Pernambuco, que se tornou um importante centro urbano e comercial durante o período colonial. O porto de Recife era vital para o comércio de açúcar e outros produtos coloniais, facilitando as trocas comerciais com Portugal, outras colônias e mercados internacionais.

entendo que a localidade de engenhos era ligada ao ciclo econômico do açúcar mas... simplesmente olhar pro mapa e retirar informações dele não retorna essa informação. no mínimo deveriam ter usado um mapa demonstrando dados além de "subordinação ao rj," pq o mapa em si não permite nenhuma conclusão de que Pernambuco está centralizando alguma coisa. enunciado mal elaborado. se fosse minha prova, entrava com recurso kkkk

Cara, que enunciado estranho ele fala de uma coisa e as alternativas vão em outra direção, questão bem confusa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo