Procuradora vai para presídio de Bangu, diz delegado (13/5/2...
(13/5/2010) O delegado da Polinter, Paulo Freitas, que aguarda a saída de Vera Lúcia Sant'anna Gomes do Fórum no Centro do Rio, informou que ela ficará presa em uma cela especial no presídio de Pedrolino Werling de Oliveira, mais conhecido como Bangu 8, na Zona Oeste do Rio.
De acordo com o delegado, a suspeita primeiro será encaminhada à Polinter, no Andaraí, na Zona Norte, onde dará entrada no sistema carcerário. De lá, seguirá para o Instituto Médico Legal, onde fará o exame de corpo de delito, e deverá passar esta noite em Bangu 8.
A procuradora se entregou à polícia no início da tarde desta quinta-feira (13), no Fórum do Rio, no centro da cidade.
Internet: (com adaptações). Acesso em 13/5/2010.
A procuradora aposentada mencionada no texto foi presa em função de
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta Correta é a alternativa E) Acusações de tortura infligida a menor de idade sob sua guarda.
A procuradora aposentada Vera Lúcia Sant'anna Gomes foi presa após ser acusada de torturar uma criança de 2 anos que estava sob sua guarda provisória com a intenção de adotá-la. A mídia reportou detalhadamente o caso, incluindo a denúncia por tortura e o processo judicial que se seguiu.
Por Que as Outras Estão Erradas:
A) Não há evidências em documentos oficiais ou relatos da mídia que liguem Vera Lúcia Sant'anna Gomes à máfia das máquinas caça-níqueis no estado do Rio de Janeiro.
B) Não existem relatos ou dados que associem Vera Lúcia às fraudes no sistema de previdência social.
C) A Caixa de Pandora é um caso de corrupção distinto que não tem nenhuma relação com a procuradora mencionada.
D) Não existe informação de que a procuradora foi presa por se recusar a fornecer informações ao Ministério Público sobre fraudes na folha de pagamento do órgão.
Resposta: E
Gabarito do Professor: E
Referência bibliográfica:
FUNÇÃO PÚBLICA - A encenação da reforma - Ludgero Pimentel Filho. São Paulo: Contexto, 2012. 216 p. ISBN: 978-85-231-3384-8.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa CORRETA letra E
Vera Gomes é acusada de torturar uma menina de 2 anos, que estava sob sua guarda provisória.
O juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, em exercício na 32ª Vara Criminal da capital, decretou na tarde desta quarta-feira (5) a prisão preventiva da procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant’anna Gomes. Ela é acusada de torturar a menina de 2 anos de idade que estava sob sua guarda provisória.
O juiz reconsiderou a decisão que previa o envio do caso para o 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher com base na Lei Maria da Penha, que pune os crimes contra a mulher e outros cometidos no ambiente familiar.
O magistrado reconheceu que a Lei 11.340/06 - a Lei Maria da Penha - representa um novo procedimento democrático de acesso à Justiça, mas, no episódio, não cabe a sua aplicação por se tratar de suspeita de tortura contra a criança de 2 anos.
www.g1.globo.com
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo