Denúncias sobre a espionagem americana chocaram a c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403371 Atualidades
        Denúncias sobre a espionagem americana chocaram a comunidade internacional

        Um ex-funcionário da NSA, sigla em inglês que significa Agência de Segurança Americana, denunciou que os serviços secretos norte-americanos monitoravam uma missão da União Europeia e outras 38 embaixadas. O ex-consultor de inteligência norte-americana, de 29 anos de idade, que denunciou um esquema de espionagem a cidadãos dos Estados Unidos e estrangeiros por agências secretas de seu país, provocou uma onda de escândalos no mundo. 
Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/denunciasespionagem-americana -1707/2013>
(com adaptações).

                        

Em julho de 2013, o denunciante mencionado no texto recebeu asilo político temporário da
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Rússia aceitou o pedido de Edward Snowden, ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, para permanecer no país por mais três anos. O pedido de asilo político temporário foi apresentado pelo advogado russo de Snowden, Anatoli Kucherena, e aprovado pelo Serviço Federal de Imigração da Rússia.

Snowden, que tinha solicitado no mês passado a renovação de seu asilo político na Rússia, aonde chegou em 23 de junho de 2013, poderia obter a cidadania russa após viver neste país durante cinco anos, acrescentou o advogado. Kuchenera explicou também que Snowden “pode mover-se livremente pelo país e viajar ao exterior, mas por um período que não ultrapasse três meses, já que segundo a lei russa as permissões de residência podem ser revogadas”.

Embora nos últimos meses a imprensa tenha sugerido a possibilidade de que Snowden deixe a Rússia com destino a outro país, como o Brasil, Kucherena já tinha antecipado sua intenção de prolongar por um ano a estadia de seu cliente na Federação Russa. Segundo a legislação russa, o asilo temporário, que se concede por um ano, pode ser prorrogado um número ilimitado de vezes se não forem modificadas as circunstâncias que motivaram sua outorga.

O ex-agente da NSA chegou ao aeroporto de Moscou com a intenção de ir para algum país latino-americano, mas se viu obrigado a permanecer na zona de embarque internacional - verdadeira "terra de ninguém" -, de onde pediu asilo a 21 países.

Quatro países latino-americanos ofereceram asilo - Equador, Bolívia, Nicarágua e Venezuela -, mas diante da impossibilidade de viajar foi finalmente a Rússia que lhe concedeu asilo em 1º de agosto de 2013. Snowden, que é acusado pelos EUA de espionagem e traição, encontrou trabalho na Rússia no setor da tecnologia da informação, embora por motivos de segurança seu paradeiro seja mantido em segredo.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo