A figura seguinte representa uma viga de concreto armado em ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275565 Engenharia Civil
A figura seguinte representa uma viga de concreto armado em balanço, com seção retangular, engastada em uma parede no ponto A e sujeita a um carregamento no ponto B.

Imagem associada para resolução da questão


Com base nessas informações, julgue o item subsequente.
A execução de um pilar de apoio na extremidade “B” da viga prejudica o comportamento estrutural da peça. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições.  Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.

 

Além disso, faz-se importante definir que:

 

- Momento fletor: somatória algébrica dos momentos relativos à uma determinada seção. O momento fletor é gerado por esforços transversais ao eixo longitudinal do elemento, fazendo com o que mesmo fleta e, como consequência, gerando tensões normais de tração e de compressão;

 

- Momento positivo: momento que traciona as fibras inferiores da seção transversal e comprimi as superiores;

 

- Momento negativo: momento que traciona as fibras superiores da seção transversal e comprimi as inferiores.

 

As vigas são elementos sujeitos predominantemente à flexão. Nas vigas de concreto, em sua armação, as armaduras positivas são as barras longitudinais situadas no bordo inferior da viga, enquanto as armaduras negativas situam-se longitudinalmente no bordo superior da seção transversal.

 

Nas vigas, há ainda os estribos, também chamados de armadura transversal ou armadura vertical. Eles são responsáveis por, principalmente, absorverem e resistirem os esforços cisalhantes (cortantes) e são dispostos transversalmente na viga.

 

A viga do problema é uma viga com uma extremidade engastada e a outra livre. Trata-se, portanto, de uma viga em balanço, com o carregamento aplicado na extremidade livre. Além disso, tem-se ainda o carregamento devido ao peso próprio, o qual pode ser representado por um carregado uniformemente distribuído, vertical para baixo, ao longo de toda a viga. Nessas condições, a viga do problema está sujeita somente a momento negativo.

 

Por sua vez, caso houvesse um pilar na extremidade “B", a viga seria biapoiada. Com tal vinculação, a força F e o carregamento devido ao peso próprio provocariam apenas momento positivo na viga.

 

Portanto, está correto afirmar que a execução de um pilar de apoio na extremidade “B" da viga prejudica o comportamento estrutural da peça. Especificamente, ela deixa de estar sujeita a um momento negativo para ser solicitada por um momento positivo. Consequentemente, a tração muda do bordo superior para o bordo inferior e a armadura deveria ser redimensionada.

 

Gabarito do professor: certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O sistema deixa de ser isostático, tornando-se uma viga hiperestatica

Ao meu ver, como se trata de uma estrutura de concreto armado, como na primeira situação as armaduras foram colocadas de para que fosser suportado o momento maior no início do vão, quando eu coloco um novo apoio, o momento se redistribui na viga, assim danificando a estrutura pois a viga foi feita para ser em belançao

Esse " Prejudica" não concordo...

... assim... em fase de concepção, não prejudicaria, pq estaria se criando mais um vínculo. Porém, se a consideração for de uma peça já existente, prejudicaria sim, pq as armaduras estariam colocadas na parte superior, onde a tração existe, ou seja, no caso da colocação de um pilar na extremidade B, o sistema deixaria de ter uma barra em balanço e passaria a ser biapoiado, ou seja, a tração estaria nas fibras inferiores da viga e não existiria ali, armadura alguma para combater tal esforço...

Questão mal formulada. Deixou lacunas sobre a reflexão do comportamento estrutural.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo