“Segundo a parlamentar, há vários relatos de dificuldade de ...
TEXTO
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A audiência pública realizada esta semana no DF reuniu representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de diversas cidades do Distrito Federal e o comando da Polícia Militar do DF na manhã desta terça-feira, 1º de setembro, no plenário da Casa. O intuito foi debater questões de segurança pública. Da audiência pública saiu a cobrança ao GDF de mais eficiência do serviço 190. Conselheiros reclamaram que o serviço é inoperante: o número não atende diuturnamente, há demora durante o atendimento ao usuário e ineficiência no envio de viaturas.
Entre as sugestões de integrantes dos Conseg está a descentralização do serviço 190, localizado na Secretaria de Segurança Pública, para os comandos das PM, além da modernização e desburocratização do serviço. José Valmir dos Santos, de Samambaia, um dos conselheiros que se manifestaram em plenário, disse que o “190 pode ser útil para alimentar bancos de dados, mas não como atendimento de emergência”, porque, segundo ele, “muitas perguntas são feitas à comunidade em um serviço que era para ser emergencial”.
Liliane destacou que “o 190 é um serviço para o qual as pessoas ligam quando estão em situação de desespero”. Segundo a parlamentar, há vários relatos de dificuldade de acesso do cidadão a esse serviço. “Precisamos encontrar soluções para que o cidadão não se sinta abandonado pelo Estado”, declarou. Ela prometeu levar as sugestões dos conselheiros ao governador.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A temática abordada pela questão é a equivalência prepositiva, ou seja, a correspondência de sentido entre duas ou mais preposições. Para resolver corretamente, leia-se com atenção o fragmento abaixo:
“Segundo a parlamentar, há vários relatos de dificuldade de acesso do cidadão a esse serviço.”
Em destaque, há preposição acidental. É errônea a ideia de que sempre a palavra "segundo" desempenha o papel de conjunção subordinativa adverbial conformativa. No caso em tela, trata-se de uma preposição acidental devido à natureza não oracional da estrutura. Essa preposição integra um adjunto adverbial, e não oração subordinada adverbial conformativa. Para que fosse oração, deveria constar verbo ou locução verbal (p.ex.: segundo ouvir dizer, você foi reprovado).
Seja como for, nas opções abaixo, deve-se encontrar uma palavra que conserve o sentido de conformidade. Inspecionemos uma por vez:
a) assim.
Incorreto. Tem valor conclusivo;
b) portanto.
Incorreto. Tem valor conclusivo;
c) embora.
Incorreto. Tem valor concessivo;
d) até.
Incorreto. Enquanto preposição, indica a distância, limite (no espaço) a que se chega, quer-se chegar ou pode-se chegar; na condição de advérbio, denota inclusão;
e) conforme.
Correto. Se inserta na estrutura, "conforme" também será preposição acidental e conservará o sentido conformativo.
Letra E
Conjunção Conformativa = Acordo , maneira...
Conforme , segundo , consoante , como ( = conforme ).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo