Um dos objetivos centrais da obra de Pierre Bourdieu (1930-2...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - a crítica lexicológica, a estatística e a crítica lógica.
Vamos entender por que essa é a resposta correta e por que as outras alternativas não são adequadas.
O livro O ofício do sociólogo, escrito por Pierre Bourdieu em parceria com Jean-Claude Chamboredon e Jean-Claude Passeron, é fundamental para compreender como a sociologia se estabelece como ciência empírica. Nele, os autores discutem técnicas para romper com o senso comum e adotar uma postura científica na análise social.
Bourdieu, Chamboredon e Passeron enfatizam a importância de três técnicas principais:
- Crítica lexicológica: Análise crítica do uso das palavras e conceitos, evitando termos ambíguos ou carregados de significados do senso comum.
- Estatística: Utilização de métodos quantitativos para analisar dados sociais de maneira objetiva e sistemática.
- Crítica lógica: Verificação da coerência interna dos argumentos e das explicações teóricas.
Dessa forma, a alternativa B é a correta. Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - a crítica lexicológica, o objetivismo provisório e os artefatos: Embora a crítica lexicológica esteja correta, "objetivismo provisório" e "artefatos" não são técnicas discutidas como fundamentais no livro para romper com o senso comum.
- C - a epistemologia, a crítica lógica e a vivência social: A epistemologia é importante no campo teórico, mas não é uma técnica prática de ruptura como a estatística. Além disso, "vivência social" não é mencionada como uma técnica específica de ruptura.
- D - os modelos analógicos, os artefatos e os modelos miméticos: Nenhum desses termos corresponde às técnicas de ruptura com o senso comum discutidas por Bourdieu, Chamboredon e Passeron.
- E - a definição provisória, o empiricismo e a estatística: Embora a estatística esteja correta, "definição provisória" e "empiricismo" não são técnicas específicas de ruptura com o senso comum, segundo os autores.
Portanto, ao compreender as técnicas propostas por Bourdieu e seus coautores, fica claro que a alternativa B é a mais adequada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Técnicas de ruptura: crítica lógica, estatística, lexicológica – As técnicas de ruptura são formas desenvolvidas e sistematizadas – e, portanto, possíveis de serem usados de modo consciente e controlado -, de se romper com os consensos óbvios, dados e garantidos pelo puro senso comum e pelas prenoções.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo