A respeito de fundações de edificações, julgue o item a segu...
Na execução de sapatas associadas, a viga de rigidez tem a função de permitir que a sapata trabalhe com tensão constante.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante conceituar que o sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsável por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Os elementos de fundação são classificados em fundação superficial e profunda.
Os elementos de fundação superficial, também chamados de fundações diretas ou raras, caracterizam-se por transmitirem os carregamentos para o solo por sua base e, por essa razão, possuem uma seção transversal larga. Como exemplos de fundação superficial citam-se as sapatas e radiers.
Por sua vez, os elementos de fundação profunda transmitem as cargas da edificação para o solo por atrito lateral e pela sua ponta e, por essa razão, elas possuem comprimento com ordem de grandeza superior à da seção transversal. Como exemplo de fundação profunda citam-se as estacas.
A NBR 6122 (ABNT, 2022) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto e execução de fundações.
Em especial, a sapata trata-se de um elemento de fundação superficial caracterizado por transmitir os esforços para o solo pela sua base. A NBR 6122 (ABNT, 2022) define a sapata como o “elemento de fundação rasa, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim".
Por sua vez, a sapata associada consiste numa sapata comum a dois pilares ou mais. Seu uso justifica-se apenas quando as sapatas isoladas se sobrepõem, em planta. A sapata associada demanda maior consumo de concreto e de aço. Ela está sujeita a mais de um esforço pontual, os quais geralmente ocasionam momento na sapata.
Nas sapatas associadas sujeitas a cargas elevadas, recomenda-se associar a sapata com uma “viga de rigidez", a qual aumenta a rigidez da sapata e melhora o seu comportamento global. Consequentemente, a viga de rigidez, diminui a possibilidade de punção, diminui a deformabilidade da sapata, melhora a uniformidade das tensões no solo, enfim, aumenta a rigidez da sapata e melhora seu comportamento global.
Portanto, a afirmação do enunciado está correta, pois a viga de rigidez tem a função de permitir que a sapata trabalhe com tensão constante.
Gabarito do professor: certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A viga que une os dois pilares denomina-se viga de rigidez, e tem a função de permitir que a sapata trabalhe com tensão constante. viga alavanca ligada entre duas sapatas, de modo que um pilar absorva o momento resultante da excentricidade da posição do outro pilar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo