A respeito de fundações de edificações, julgue o item a segu...
Estacas pré-moldadas de concreto podem ser armadas ou protendidas, devendo haver armaduras especiais para içamento e transporte.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante conceituar que o sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsável por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Os elementos de fundação são classificados em fundação superficial e profunda.
Os elementos de fundação superficial, também chamados de fundações diretas ou raras, caracterizam-se por transmitirem os carregamentos para o solo por sua base e, por essa razão, possuem uma seção transversal larga. Como exemplos de fundação superficial citam-se as sapatas e radiers.
Por sua vez, os elementos de fundação profunda transmitem as cargas da edificação para o solo por atrito lateral e pela sua ponta e, por essa razão, elas possuem comprimento com ordem de grandeza superior à da seção transversal. Como exemplo de fundação profunda citam-se as estacas.
A NBR 6122 (ABNT, 2022) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto e execução de fundações. Por meio do seu item 3.11, ela define a estaca como o “elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja trabalho manual em profundidade. Os materiais empregados podem ser: madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco, argamassa, calda de cimento, ou qualquer combinação dos anteriores".
Por sua vez, a estaca pré-moldada ou pré-fabricada de concreto é definida pelo item 3.22 da NBR 6122 (ABNT, 2022) como a “estaca constituída de segmentos de pré-moldado ou pré-fabricado de concreto e introduzida no terreno por golpes de martelo de gravidade, de explosão, hidráulico ou por martelo vibratório. Para fins exclusivamente geotécnicos não há distinção entre estacas pré-moldadas e pré-fabricadas, e para os efeitos desta Norma elas são denominadas pré-moldada".
O Anexo E da NBR 6122 (ABNT, 2022) trata sobre os procedimentos executivos de estacas pré-moldadas de concreto. Em sua seção E.2, consta que: “As estacas pré-moldadas podem ser de concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado, com qualquer forma geométrica da seção transversal, devendo apresentar resistência compatível com os esforços de projeto e decorrentes do transporte, manuseio, cravação e eventuais solos agressivos."
Em serviço, as estacas estarão sujeitas predominantemente à esforços de compressão. Porém, durante o transporte e içamento, as estacas podem estar sujeitas a esforços que causem flexão e cisalhamento. Por esse motivo, elas devem possuir armaduras especiais para içamento e transporte.
Visto isso, tem-se que a afirmativa da questão está correta.
Gabarito do professor: certo.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2022.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém pode explicar qual o sentido de uma estaca com concreto protendido? Por mais que esteja em norma, ainda não vejo muita lógica.
As estacas protendidas pré-fabricadas Cassol, de seção quadrada, destinam-se a execução de fundações profundas em casos de solos moles, até compactos, com NSPT médio de até 28 golpes.
Indicadas também para solos muito moles, onde o solo resistente encontra-se em grandes profundidades, ou para locais onde o nível do lençol freático encontra-se acima da profundidade de cravação, reservam inúmeras vantagens em comparação a outros métodos de estaqueamento, como por exemplo, se comparadas às estacas tipo Hélice contínua, já que nesta tipologia de solo, existe uma perda expressiva de concreto, de até 45%, quando esse é injetado. Com nossas estacas é possível obter maior previsibilidade de custo do estaqueamento.
Diferenciais:
• menor interferência de intempéries durante a execução,
• garantia imediata a integridade do elemento, pois a estaca já é testada durante a cravação,
• detecção imediata de eventuais quebras, com adoção de planos de contingência que não interferem no cronograma da obra.
• a retirada da nega no término da cravação é outro ponto de controle de integridade e capacidade estrutural da estaca, diferentemente dos métodos escavados, onde a falha só será detectada após a cura do concreto e execução dos testes de carga dinâmicos.
fonte: https://www.cassol.ind.br/estacas-protendidas-pre-fabricadas/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo