O tratamento térmico de normalização produz

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q431686 Engenharia Mecânica
O tratamento térmico de normalização produz
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o tratamento térmico de materiais metálicos, especificamente a normalização. Este é um processo de aquecimento seguido de resfriamento controlado, que visa melhorar a homogeneidade e refinar a estrutura dos grãos do aço, resultando em propriedades mecânicas específicas.

A alternativa correta é a Alternativa A - perlita fina. A normalização envolve aquecer o aço a uma temperatura acima da zona crítica, mantendo-o nessa temperatura e, em seguida, permitindo que ele resfrie ao ar. Este processo resulta em uma estrutura micrográfica que contém principalmente perlita fina. A perlita fina é formada devido ao resfriamento relativamente rápido, que não é tão rápido quanto para formar martensita, mas mais rápido do que em um recozimento completo, onde se formaria perlita grossa.

Vamos justificar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • Alternativa B - perlita grossa: A perlita grossa é geralmente obtida através de um recozimento mais lento, que permite o crescimento de colônias de perlita com lamelas mais espaçadas. No caso da normalização, a taxa de resfriamento é mais rápida, favorecendo a formação de perlita fina.
  • Alternativa C - martensita: A martensita é formada por resfriamento rápido (têmpera) de um aço a partir da fase austenítica. Este resfriamento precisa ser abrupto, como em um banho de água ou óleo, o que não ocorre na normalização, onde o resfriamento é feito ao ar.
  • Alternativa D - bainita inferior: A bainita inferior é obtida por resfriamento em uma faixa de temperatura específica, geralmente abaixo da temperatura crítica para formação de martensita, mas acima da de bainita superior. Este tipo de estrutura não é característico da normalização.
  • Alternativa E - bainita superior: De forma semelhante à bainita inferior, a bainita superior se forma em condições de resfriamento controladas e específicas, que não são típicas do processo de normalização, que visa formar perlita fina.

Compreender os diferentes tratamentos térmicos e suas implicações na microestrutura dos materiais é crucial para resolver questões neste tema. Ao estudar, concentre-se nas condições de temperatura e taxa de resfriamento que definem cada processo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A

 

A Normalização é o processo de tratamento térmico que tem como objetivo diminuir a granulação do aço, é um tratamento que refina a estrutura do aço, dando propriedades melhores que as conseguidas no processo de recozimento. Esse processo pode ser feito no final ou  pode ser um processo intermediário. O processo de Normalização é feito em duas partes, o aquecimento que o tempo depende da espessura da peça em atmosfera controlada e resfriamento ao ar. É feito o aquecimento (austenização) a mais ou menos 900°C e o resfriamento é até  600°C. Na alteração de temperatura, a estrutura passa de austenita para perlita e ferrita. 

 

Fonte: http://tratamentotermico.com/normalizacao.html

Recozimento: Perlita grosseira;

Normalização: Perlita fina;

Têmpera: Martensita;

Austêmpera: Bainita;

Martêmpera: Martensita;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo