Observe o mecanismo evolutivo ilustrado.Tal processo é class...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q402606 Biologia
Observe o mecanismo evolutivo ilustrado.

imagem-013.jpg

Tal processo é classificado como
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As especiações podem ser entendidas como processos que levam à formação de novas espécies. Elas ocorrem em virtude das diferenças surgidas no genoma de populações diferentes de uma mesma espécie que ocasionaram o isolamento reprodutivo e, consequentemente, o aparecimento de duas espécies diferentes. O isolamento reprodutivo consiste na incapacidade de os indivíduos trocarem os genes através do cruzamento.

A especiação alopátrica, acontece quando duas populações de uma espécie são separadas por uma barreira geográfica.

A especiação simpátrica é aquela que ocorre sem que haja separação geográfica. Nesse caso, duas populações de uma mesma espécie vivem em uma mesma área, mas não ocorre cruzamento entre as populações.

Existe ainda a especiação parapátrica, que ocorre quando duas populações de uma mesma espécie diferenciam-se e ocupam áreas contíguas, mas ecologicamente distintas. Por estarem em áreas de contato, é possível o intercruzamento, que acaba gerando híbridos. Essas áreas são chamadas de zona híbrida e acabam se tornando uma barreira ao fluxo gênico entre as espécies que estão se formando

especiaçãos alopátrica: ocorre por isolamento geográfico.

Especiação alopátrica é a especiação por isolamento geográfico, pois após um evento, natural ou não, as populações são isoladas, impedindo que os grupos de se acasalem uns com os outros regularmente, causando especiação nesta linhagem.

A especiação Alopátrica pode se dar por Dispersão ou Vicariância.

Vicariância: Separação de populações por barreiras devido barreiras geográficas, formadas por a mudanças geológicas e climáticas, por exemplo.

Dispersão: Um ou mais indivíduos migram para outra ilha ou região, de modo que o contato reprodutivo seja inexistente ou ínfimo.

Especiação alopátrica é apenas um nome para especiação por isolamento geográfico.

Especiação simpátrica não requer distância geográfica em larga escala para reduzir o fluxo gênico entre as partes de uma população. Como poderia uma população de acasalamento aleatório reduzir o fluxo gênico e causar especiação? Simplesmente explorar um novo nicho pode automaticamente reduzir o fluxo gênico com indivíduos que exploram outros nichos. Isto ocasionalmente pode acontecer quando, por exemplo, insetos herbívoros experimentarem uma nova planta hospedeira.

Na especiação parapátrica não há nenhuma barreira extrínseca específica para fluxo gênico. A população é contínua, mas mesmo assim, a população não cruza aleatoriamente. Os indivíduos são mais propensos a cruzar com seus vizinhos geográficos do que com indivíduos de uma parte diferente de um grupo da população. Neste modo, divergências podem ocorrer por causa do reduzido fluxo gênico entre as populações e as diferentes pressões de seleção em toda a faixa da população.

A ilustração representa o surgimento de uma barreira geográfica que separa uma população de insetos e que, depois de várias gerações, leva ao surgimento de isolamento reprodutivo e especiação. É, portanto, o mecanismo de especiação alopátrica, pois houve o surgimento de uma barreira geográfica. Letra B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo