Os Princípios da Educação Ambiental (EA) foram estabelecido...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Biólogo |
Q86595 Biologia
Os Princípios da Educação Ambiental (EA) foram estabelecidos em 1977, na Conferência de Tibilisi. Analisando os princípios expostos a seguir,

I. A EA deve considerar o meio ambiente em sua totalidade.

II. A EA deve aplicar um enfoque interdisciplinar.

III. A EA deve examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional.

IV. A EA deve destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em consequência, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas.

verifica-se que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Conferência Intergovernamental de Tbilisi, na Geórgia, é considerada um dos principais eventos sobre Educação Ambiental do Planeta. Esta conferência foiorganizada a partir de uma parceria entre a UNESCO e o Programa de Meio Ambiente da ONU - PNUMA e, deste encontro, saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental no mundo. Entre os princípios da Educação Ambiental, sete pontos fundamentais traduzem o pensamento dessa Conferência:

  • Processo dinâmico integrativo:  processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente;
  • Transformadora: a Educação Ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes.
  • Participativa: a Educação Ambiental atua na sensibilização e conscientização do cidadão, estimulando a participação individual nos processos coletivos.
  • Abrangente: a importância da Educação Ambiental extrapola as atividades internas da escola tradicional.
  •  Globalizadora: a Educação Ambiental deve considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos e atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.
  • Permanente: tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de modo crescente e continuado.
  • Contextualizadora: a Educação Ambiental deve atuar diretamente na realidade da comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária.

Alternativa correta: A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Princípios Básicos de Tbilisi: 
a) considerar o meio ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos naturais e criados pelo homem (tecnológico e social, econômico, político, histórico-cultural, moral e estético); 

b) constituir um processo contínuo e permanente, começando pelo pré-escolar e continuando através de todas as fases do ensino formal e não-formal; 

c) aplicar em enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada; 

d) examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional, de modo que os educandos se identifiquem com as condições ambientais de outras regiões geográficas; 

e) concentrar-se nas situações ambientais atuais, tendo em conta também a perspectiva histórica; 

f) insistir no valor e na necessidade da cooperação local, nacional e internacional para prevenir e resolver os problemas ambientais; 

g) considerar, de maneira explícita, os aspectos ambientais nos planos de desenvolvimento e de crescimento; 

h) ajudar a descobrir os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais; 

i) destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em conseqüências, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas; 

j) utilizar diversos ambientes educativos e uma ampla gama de métodos para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, acentuando devidamente as atividades práticas e as experiências pessoais. 

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27425/conferencia-de-tbilisi-1977

A Conferência Intergovernamental de Tbilisi, na Geórgia, é considerada um dos principais eventos sobre Educação Ambiental do Planeta. Esta conferência foiorganizada a partir de uma parceria entre a UNESCO e o Programa de Meio Ambiente da ONU - PNUMA e, deste encontro, saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental no mundo. Entre os princípios da Educação Ambiental, sete pontos fundamentais traduzem o pensamento dessa Conferência:

>Processo dinâmico integrativo: processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente;

>Transformadora: a Educação Ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes.

>Participativa: a Educação Ambiental atua na sensibilização e conscientização do cidadão, estimulando a participação individual nos processos coletivos.

>Abrangente: a importância da Educação Ambiental extrapola as atividades internas da escola tradicional.

>Globalizadora: a Educação Ambiental deve considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos e atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.

>Permanente: tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de modo crescente e continuado.

Contextualizadora: a Educação Ambiental deve atuar diretamente na realidade da comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária.

Alternativa correta: A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo