A arquitetura do SGBD é dividida em três níveis que proveem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2172647 Banco de Dados
A arquitetura do SGBD é dividida em três níveis que proveem diferentes abstrações da estrutura do sistema de banco de dados, e é conhecida como arquitetura ANSI/SPARC. Essa organização em níveis efetiva a visão abstrata dos dados, reduzindo a complexidade do sistema
I. Nível físico: é onde se especifica o acesso aos dados conforme as necessidades de cada usuário ou aplicação. II. Nível lógico: é onde se descreve a estrutura completa do banco de dados, que engloba a definição do esquema do banco de dados. III. Nível de visão: relaciona-se com as estruturas de armazenamento dos dados e com o gerenciamento destas.
Quais estão corretas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Apenas II.

Para resolver essa questão, é necessário compreender a arquitetura ANSI/SPARC de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), que é dividida em três níveis de abstração:

  • Nível interno (ou físico): Representa a forma física de armazenamento dos dados, detalhando como os dados são efetivamente armazenados e organizados nos dispositivos de armazenamento. A descrição errônea da questão refere-se a este nível como sendo o que "especifica o acesso aos dados conforme as necessidades de cada usuário ou aplicação", quando na verdade é o nível que cuida dos aspectos de armazenamento físico e otimização do acesso aos dados.
  • Nível conceitual (ou lógico): Contém a definição estrutural completa do banco de dados para toda a comunidade de usuários. Este é o nível que descreve quais dados estão armazenados, quais são os relacionamentos entre esses dados e como informações sobre todo o banco de dados são reunidas. Este nível corresponde à afirmação II e é a representação abstrata de toda a empresa, sendo uma visão global dos dados.
  • Nível externo (ou de visão): Compreende as diversas visões (views) dos usuários, que são subconjuntos do banco de dados ou reorganizações dos dados, que podem variar para diferentes usuários. A visão é um nível de abstração que permite que cada categoria de usuários veja uma representação do banco de dados de maneira que seja mais pertinente ao seu trabalho. A descrição III está incorreta ao associá-lo com estruturas de armazenamento e gerenciamento das mesmas.

Assim, apenas a afirmação II está correta, pois descreve adequadamente o Nível conceitual ou lógico da arquitetura de um SGBD conforme estabelecido pela arquitetura ANSI/SPARC. Este nível serve de ligação entre o armazenamento físico dos dados e as visões de usuário dos mesmos, fornecendo uma visão unificada e abstrata do banco de dados independente de como os dados são fisicamente armazenados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  1. Modelo Conceitual: Representação abstrata dos requisitos e relações dos dados, usando diagramas de entidade-relacionamento. Foco nos elementos-chave, como entidades, atributos e relacionamentos.
  2. Modelo Lógico: Traduz o modelo conceitual em estruturas compreensíveis pelo Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), como tabelas, colunas e chaves. Geralmente baseado em modelos como o Modelo Entidade-Relacionamento (MER).
  3. Modelo Físico: Implementação concreta do banco de dados no SGBD escolhido. Inclui detalhes técnicos, como índices, particionamento e otimizações, para garantir o desempenho e a eficiência do banco de dados em operação.

GAB A

Jhoma Fox Praiu

I: Nível de visão

III: Nível Fisico

Arquitetura de três níveis ou ANSI/SPARC (pessoas que usam o sistema de banco de dados)

*lembrando que aqui o BD já está construído

Representa o nível de abstração das pessoas que irão manipular o Banco de dados.

Nível externo/visão: visão do BD para um grupo de usuários (+ alta abstração). (pessoa não manja nada, muito superficial. Ex: repositor de mercado insere no BD que colocou 20 pacotes de arroz na partileira)

 

Nível Lógico (conceitual): Vista pelo analista de desenvolvimento e pelo administrador de banco de dados. Descreve QUAIS dados estão armazenados e seus relacionamentos, mas não oferece detalhes.

- Consegue definir e manipular as estruturas dos dados

 

Nível físico (interno): São exibidas configurações complexas do BD. Descreve detalhes sobre as configurações e armazenamento. Nível utilizado pelos desenvolvedores.

(nível mais baixo de abstração).

  • O que é: Imagine que o banco de dados é uma biblioteca. O nível interno é como os livros estão armazenados nas prateleiras: em que ordem, como estão organizados, e como os dados são fisicamente mantidos no sistema. É o nível mais profundo, onde se preocupa com a eficiência do armazenamento e do acesso aos dados.
  • Para leigos: É como o "porão" onde tudo está guardado e arrumado de forma que só o bibliotecário entende.
  • O que é: Este nível é o que representa a estrutura geral do banco de dados sem se preocupar com os detalhes físicos. É como se fosse o catálogo da biblioteca, onde você vê o que está disponível, sem saber exatamente onde cada item está guardado.
  • Para leigos: É como o "mapa" da biblioteca, que mostra onde estão as seções e como os dados estão organizados em grandes categorias.
  • O que é: O nível externo é o que os usuários realmente veem e interagem. São as diferentes "visões" dos dados, personalizadas para diferentes usuários. É como se cada pessoa que entra na biblioteca tivesse um guia personalizado que só mostra os livros que ela está interessada.
  • Para leigos: É a "porta de entrada" para os visitantes, onde cada um vê só o que precisa, sem se preocupar com o resto.

"IEE" - Interno, Conceitual, Externo

"Imaginei Cada Estante"

  • Interno: Onde Imaginei guardar todos os detalhes escondidos (o porão).
  • Conceitual: Como está Cada organização geral (o mapa da biblioteca).
  • Externo: O que eu realmente vejo na Estante (a visão do usuário).

Com isso, você se lembra da ordem dos níveis e suas funções, começando de dentro para fora: do mais profundo (interno) até o que o usuário vê (externo).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo