Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) Não é obrigatório o controle de ponto para servidores públicos estatutários, apenas para empregados públicos celetistas.
( ) O sistema de registro de ponto eletrônico deve registrar fielmente as marcações efetuadas, podendo ser instituída a marcação automática do ponto, utilizando-se horários predeterminados ou o horário contratual.
( ) O sistema de registro de ponto eletrônico deve registrar fielmente as marcações efetuadas, não sendo permitida qualquer ação que desvirtue os fins legais a que se destina, tais como as restrições de horário à marcação do ponto.
( ) No que diz respeito à entrada e saída no local de trabalho, os funcionários possuem um limite de até 10 minutos de tolerância por dia.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar cada afirmativa e entender qual é a sequência correta de verdadeiro (V) ou falso (F) de acordo com a legislação trabalhista e as práticas usuais.
Afirmativa 1: "Não é obrigatório o controle de ponto para servidores públicos estatutários, apenas para empregados públicos celetistas."
Essa afirmativa é falsa. O controle de ponto é uma exigência para todos os empregados, sejam eles celetistas ou estatutários, conforme a necessidade de controle da jornada de trabalho. A legislação trabalhista prevê que o controle de ponto deve ser realizado, independentemente do regime jurídico do servidor ou empregado.
Afirmativa 2: "O sistema de registro de ponto eletrônico deve registrar fielmente as marcações efetuadas, podendo ser instituída a marcação automática do ponto, utilizando-se horários predeterminados ou o horário contratual."
Essa afirmativa é falsa. De acordo com a Portaria MTE nº 373/2011, o registro de ponto deve ser feito de forma fiel e precisa, sem a utilização de horários predeterminados ou marcação automática, pois isso desvirtua a finalidade do controle do ponto.
Afirmativa 3: "O sistema de registro de ponto eletrônico deve registrar fielmente as marcações efetuadas, não sendo permitida qualquer ação que desvirtue os fins legais a que se destina, tais como as restrições de horário à marcação do ponto."
Essa afirmativa é verdadeira. A legislação exige que o ponto eletrônico registre fielmente as marcações, e qualquer prática que desvirtue essa finalidade, como restrições de horário, é proibida.
Afirmativa 4: "No que diz respeito à entrada e saída no local de trabalho, os funcionários possuem um limite de até 10 minutos de tolerância por dia."
Essa afirmativa é verdadeira. Conforme o artigo 58, § 1º, da CLT, é permitido um limite de tolerância de até 10 minutos diários para entradas e saídas, sem que ocorra desconto ou necessidade de compensação.
Dessa forma, a sequência correta para as afirmativas, de cima para baixo, é: F • F • V • V. Portanto, a alternativa correta é a alternativa E.
Exemplo prático: Imagine uma empresa que implementa um sistema de ponto eletrônico onde os funcionários têm que registrar manualmente suas entradas e saídas. Se o sistema automaticamente preenche horários sem que o funcionário registre sua presença real, isso desvirtua o propósito do controle de ponto, tornando a prática ilegal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(F) O controle de ponto é obrigatório para todos os servidores públicos, independentemente de serem estatutários ou celetistas.
(F) A marcação automática do ponto eletrônico não é permitida, de acordo com a Portaria 1510.
(V) O sistema de registro de ponto eletrônico deve registrar fielmente as marcações efetuadas e não pode ser utilizado para desvirtuar os fins legais.
(V) A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu art. 58, determina que o empregado possui um limite de até 10 minutos de tolerância por dia.
Gabarito: E
Vale ressaltar que marcação automática de ponto é diferente de registro de ponto por exceção à jornada regular (art. 74, parágrafo 4° da CLT).
CLT. art. 74 § 4º Fica permitida a utilização de registro de PONTO POR EXCEÇÃO à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo