No trecho “Vai o revisor, fiel à ortodoxia da gramática norm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369412 Português

Leia o Texto 1 para responder a questão.


Texto 1


A reinvenção da vírgula 


    No começo de 1902, Machado de Assis ficou desesperado por causa de um erro de revisão no prefácio da segunda edição de suas Poesias completas. Dizem que chegou a se ajoelhar aos pés do Garnier implorando para que o editor tirasse o livro de circulação. O aristocrático e impoluto Machado, quem diria. Mas a gralha era mesmo feia. O tipógrafo trocou o “e” por “a” na palavra “cegara”, o revisor deixou passar, e vocês imaginam no que deu. 

    No nosso caso, o erro não foi nada de mais, nem erro foi, para falar a verdade, apenas um acréscimo besta de pontuação, talvez dispensável, ainda que de modo algum incorreto. Vai o revisor, fiel à ortodoxia da gramática normativa, e espeta duas vírgulas para isolar um adjunto adverbial deslocado, coisa de pouca monta, diria alguém, mas suficiente para o autor sair bradando aos quatro ventos que lhe roubaram o ritmo da sentença. Um editor experiente traria um cafezinho bem doce, a conter o ímpeto dramático do autor de primeira viagem, talvez caçoando, “deixa de onda”, a lembrá-lo – valha-me Deus! – que ele não é nenhum Bruxo do Cosme Velho*. E assim lhe cortando as asas antes do voo. 

*Referência à Machado de Assis. Disponível em
<https://jornal.usp.br/artigos/a_reinvencao_da_virgula/>. Acesso em: 13
dez. 2023. [Adaptado].


No trecho “Vai o revisor, fiel à ortodoxia da gramática normativa, e espeta duas vírgulas para isolar um adjunto adverbial deslocado”, o emprego da palavra destacada atribui sentido 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a D.

A questão aborda a interpretação do texto e o uso da pontuação, especificamente a vírgula, no contexto da norma-padrão da língua portuguesa. No trecho destacado, a palavra "espeta" sugere um sentido de impaciência ou descaso por parte do revisor ao inserir as vírgulas.

O verbo "espeta" traz um tom irônico, indicando que a colocação das vírgulas foi percebida como algo desagradável pelo autor do texto revisado, e não como uma correção ou melhoria bem-vinda. Por isso, a alternativa D é a correta, mostrando que a colocação das vírgulas não foi bem recebida pelo autor.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: Crítico ao trecho, sugerindo que as orientações da norma-padrão sobre o emprego de vírgulas é algo confuso.
Esta alternativa está incorreta porque o verbo "espeta" não sugere confusão sobre as regras de pontuação, mas sim um descontentamento com a intervenção do revisor.

Alternativa B: Elogioso ao trecho, explicitando que o autor do texto revisado ficou agradecido a quem colocou as vírgulas.
Esta alternativa também está incorreta. O uso do verbo "espeta" não possui um tom de agradecimento; ao contrário, indica que o autor não ficou satisfeito com a interferência do revisor.

Alternativa C: Humorístico ao trecho, indicando que o texto de que faz parte concretiza o gênero textual anedota.
Apesar de haver um tom leve e até humorístico na narrativa, o verbo "espeta" não indica que o texto seja uma anedota. A ironia é mais forte aqui, demonstrando a insatisfação do autor.

Concluindo, a alternativa D é correta porque reflete a ironia presente no uso do verbo "espeta", indicando que a colocação das vírgulas foi algo desagradável para o autor do texto revisado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

d

Machado de Assis é um autor brasileiro muito conhecido pelo uso de ironia em suas obras. Neste trecho “Vai o revisor, vemos um exemplo simples do uso de ironia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo