No texto, o enunciador utiliza a expressão “Bruxo do Cosme V...
Leia o Texto 1 para responder a questão.
Texto 1
A reinvenção da vírgula
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segue a definição conforme o Michaelis On-line:
epíteto
e·pí·te·to
sm
1 Palavra ou frase que se junta a um nome de pessoa ou coisa para qualificá-los ou realçar seus significados: O artigo do jornal estava cheio de epítetos que elogiavam o filme.
2 Qualificação elogiosa ou ofensiva atribuída a algo ou alguém; alcunha, apelido, cognome: O Maracanã recebeu o glorioso epíteto de “O maior estádio da América Latina”.
GABARITO: Letra B.
Fonte: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/epiteto
Leia estes versos do poeta português :
No primeiro verso, o poeta descreve “as neves” como sendo “frias”, característica esta que já é própria da neve, enfatizando assim essa qualificação. Essa que consiste em qualificar um nome através de uma característica que já lhe é inerente chamamos de epíteto
Epíteto = apelido.
No caso do texto: "Bruxo do Cosme Velho".
B
A) Elipse : É uma figura de linguagem que ocorre quando uma palavra ou expressão é omitida da frase, mas seu significado ainda pode ser subentendido pelo contexto. Exemplo: "Fui ao mercado e comprei frutas." (A palavra "eu" foi omitida na segunda oração, mas é subentendida).
B) Epíteto : Como mencionado anteriormente, é uma figura de linguagem em que se atribui uma característica a algo ou alguém, geralmente para destacar uma qualidade específica. Pode ser tanto um adjetivo quanto uma expressão que realça uma característica conhecida. Lembre-se de Apelido. Exemplo: "Bruxo do Cosme Velho" para se referir a Machado de Assis.
C) Nominalização : É o processo de transformar verbos ou adjetivos em substantivos. Muitas vezes, isso acontece em textos formais, como acadêmicos ou jurídicos. Exemplo: "decidir" (verbo) vira "decisão" (substantivo).
D) Sequenciação : Refere-se à organização de ideias ou eventos de forma ordenada e cronológica, criando uma sequência lógica ou temporal. Esse recurso é comum em narrativas e instruções. Exemplo: "Primeiro, faça isso. Depois, faça aquilo."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo