Na regra de tarifação com base no custo marginal, no caso e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1051763 Economia
Na regra de tarifação com base no custo marginal, no caso em que a indústria regulada produz bens e serviços múltiplos, para que a alocação de recursos satisfaça a condição de second best, a fixação de preços deve ser feita obedecendo-se à regra de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre fixação de preços em estruturas de mercado monopolistas, tema de Microeconomia e Economia da Regulação. Vamos resolver o exercício:

A fixação de preço ótima (first best), isto é, aquela que maximiza o bem-estar econômico da sociedade, ocorre quando o preço se iguala ao custo marginal e, neste caso, obtém-se o ótimo de Pareto, pois não é possível melhorar a situação de um agente econômico sem prejudicar a de outro.

Todavia a regulação por preço igual a custo marginal, na existência de retornos crescentes de escala, levará o monopolista à falência já que sua receita auferida ficará abaixo do custo incorrido. A regra de Ramsey-Boiteux é uma solução possível para uma indústria monopolista que produz bens e serviços múltiplos.

Neste esquema de tarifação, o monopolista explorará as diferentes disposições a pagar dos grupos de consumidores por meio das elasticidades-preço da demanda de cada um dos bens e serviços ofertados. Assim, bens/serviços consumidos que apresentam maior elasticidade da demanda terão tarifas menores em relação àqueles inelásticos.

A regra Ramsey-Boiteux demonstra ser uma alternativa possível (second best) para contornar a impossibilidade da situação ideal de preço igual ao custo marginal (first best), pois permite o equilíbrio financeiro da empresa e sua manutenção no mercado. Contudo, muitos bens essenciais têm demanda inelástica, o que pode penalizar sobremaneira consumidores de baixa renda, configurando-se uma solução socialmente injusta.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C

Lipsey e Lancaster (1956) verificaram que as condições de Pareto nem sempre eram satisfeitas, considerando ser necessário evitar a repetição do erro, desenvolvendo então a teoria do segundo melhor (second-best) procurando assim resolver situações em que uma ou mais condições de Pareto possam não ser atendidas, passando a procurar o ajuste da economia não pela otimização, mas pela procura de uma segunda melhor alternativa para o problema. Este novo princípio estabelece que só é possível conseguir um ótimo abandonando as restantes condições.  

O modelo alternativo de second-best apresenta-se como uma regra tarifária distinta do modelo a custo marginal, tendo como objetivo a otimização do excedente por meio da igualização da receita total ao custo total.

Quando uma entidade opera com economias de escala, não chega a uma solução eficiente, no sentido do ótimo de Pareto, associado a que o custo marginal de um monopólio, operando com retornos crescentes, leva necessariamente à sua falência, pois as receitas, neste caso, ficam por definição abaixo do custo. 

Deste modo a regra de Ramsey-Boiteux afigura-se como uma solução viável para estabelecer preços em monopólios com orçamentos equilibrados.

Os preços de Ramsey constituem preços ótimos do tipo segundo melhor, na medida em que garantem a maximização da eficiência econômica da entidade quando esta é obrigada a respeitar uma restrição orçamental que serve como garantia da sua operação sem prejuízos, ainda que sem o recebimento de qualquer subsídio externo.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo