Assinale a frase gramaticalmente INCORRETA.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: IESES Órgão: CREA-SC Prova: IESES - 2009 - CREA-SC - Analista de Processos |
Q2926146 Português

Mina vira alvo de protestos em Santa Catarina


Duas multinacionais, a Bunge e a Yara Brasil Fertilizantes, formaram a IFC, Indústria de Fosfatos Catarinense, que deseja explorar a maior jazida de fosfato ainda intacta no Brasil, em uma área de 300 hectares, cercada de florestas, rios e pequenas comunidades. Parte da população de Anitápolis, onde se localiza a jazida, é contra, uma vez que, na opinião dela, o agroturismo é atividade referência na localidade e nas cidades vizinhas das encostas da Serra Geral, uma vasta área de vales e montanhas banhada pela Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão. Uma vocação do lugar é a agricultura orgânica; cenouras, beterrabas, brócolis, vagens, pepinos e cebolas são produzidos sem agrotóxicos ou fertilizantes e vendidos a supermercados de São Paulo. Os agricultores preocupam-se, porque a IFC deverá usar a água captada no Rio dos Pinheiros. “Ela é tudo para nós”, dizem eles.

A produção da mina resultará, além de 1,8 milhão de toneladas de fosfato, 500 mil toneladas de super fosfato simples, 200 mil toneladas de ácido sulfúrico (usado na mineração) – também em 1,2 milhão de toneladas de material estéril, que serão depositadas em uma área contida por uma barragem de rejeitos que terá 80 metros de altura e será erguida com barro e ancorada entre dois morros, a alguns metros de várias casas. A IFC garante segurança, mas os proprietários temem por si e por suas famílias. “Se o pior acontecer, vai matar todo mundo, daqui até Tubarão”, diz um deles.

(Adapt. de O Estado de São Paulo, 20 set. 2009, p. A22.)


Observação: Os números entre parênteses indicam a linha (ou linhas) em que, no texto, se encontram as palavras ou expressões entre aspas.

Assinale a frase gramaticalmente INCORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que requer identificar a frase gramaticalmente INCORRETA entre as alternativas. Essa questão testa os conhecimentos do candidato sobre regência verbal e concordância.

A alternativa C é a correta em relação à pergunta da questão, pois contém um erro de regência verbal.

Análise da Alternativa C:

A frase "Aspiro a aprovação neste concurso, que preferi mais que o anterior." apresenta dois problemas:

  • O verbo "aspirar" é transitivo indireto quando utilizado no sentido de desejar ou almejar, exigindo a preposição "a". Assim, a construção "Aspiro a aprovação" está correta.
  • O erro está na expressão "que preferi mais que o anterior." Aqui, o verbo "preferir" é transitivo direto e pede um complemento direto e, opcionalmente, a construção "a" para comparação, ao invés de "mais que". A forma correta seria: "que preferi a o anterior."

Análise das demais alternativas:

A - "Vossa Senhoria deseja que lhe indiquemos seu lugar à mesa do almoço?"

Esta frase está correta. A concordância e a regência estão adequadas, pois o verbo "indicar" não exige preposição e a construção mantém o pronome de tratamento "Vossa Senhoria" corretamente.

B - "No escritório situado na Praça XV, são muitos os funcionários de cujo auxílio não podemos prescindir."

Esta frase também está correta. A expressão "de cujo auxílio" é a forma apropriada, pois o verbo "prescindir" é transitivo indireto e requer a preposição "de".

D - "O documento a que tivemos acesso nos foi entregue pela secretária do curso, a quem pagamos a taxa devida."

Esta frase está correta. O verbo "ter acesso" é transitivo indireto, portanto, o uso da preposição "a" está correto na expressão "a que tivemos acesso". Além disso, o uso de "a quem pagamos" está gramaticalmente correto, pois "pagar" requer a preposição "a" quando se refere a alguém.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer como identificar erros de regência verbal e concordância em frases. Se precisar de mais ajuda, estou à disposição para ajudar!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo