O gráfico de barras a seguir relaciona as perdas em uma indú...
Esse tipo de diagrama é conhecido como diagrama de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E)
ráfico de Pareto
O princípio de Pareto é uma das técnicas mais utilizadas no gerenciamento. É um conceito antigo20 (baseado nos trabalhos de Vilfredo Pareto, no século XIX), mas muito utilizado até hoje. Muitos também o conhecem como a regra do “80/20”.
Ele é muito bom para podermos identificar quais são os itens mais importantes em uma situação, e quais são os aspectos pouco importantes.
Mas como funciona?
Imagine que você tem uma loja de roupas. Você precisa saber quais são os modelos que mais vendem e geram mais retorno para sua empresa. Dessa forma, você sempre estará de “olho” nesses produtos, ou seja, buscará não deixar que faltem no estoque!
Assim sendo, você fará uma análise de quanto cada item vendeu nos últimos seis meses, e construirá um gráfico que poderá ficar como este:
Figura 13.9 – Gráfico de Pareto (80/20)
O que Pareto descobriu é que normalmente 20% dos itens geram 80% dos resultados (portanto, são muito importantes) e os outros 80% dos itens geram apenas 20% dos resultados – por isso o nome de regra dos “80/20”!
Essa regra não serve apenas para os itens de uma loja, mas costuma se repetir em outros fatores (20% das doenças matam 80% dos pacientes em um hospital, 20% dos vendedores geram 80% das vendas etc.). Portanto, a ferramenta nos possibilita “focar” nos aspectos que mais impactam nosso negócio.
Vamos ver como isso tem sido cobrado?
4. (Cespe/Basa/Administração/2010) O diagrama de Pareto pode ser adotado quando se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsáveis pela maior parcela deles.
Certo. O diagrama de Pareto busca exatamente apontar quais são os principais fatores em um determinado problema ou processo. É uma ferramenta que nos proporciona uma noção de quais são os aspectos que devem ser analisados com maior cuidado, pois geram a maior parte dos impactos. Assim, o gabarito é questão correta.
Diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Mostra ainda a curva de porcentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É utilizado para dados qualitativos.
http://www.portalaction.com.br/estatistica-basica/15-diagrama-de-pareto
Diagrama de avaliação
https://poweredtemplate.com/pt/os-diagramas-de-avalia%C3%A7%C3%A3o-do-ciclo-de-vida-com-fotos-28771/
Diagrama de dispersão
https://ferramentasdaqualidade.org/diagrama-de-dispersao/
Diagrama de causa e efeito
https://www.siteware.com.br/blog/metodologias/diagrama-de-ishikawa/
Diagrama de controle
http://epidemiologia.alfenas.mg.gov.br/news/arquivos/diagrama_antirrabico_2011.pdf
Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. ... O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas.
Gab "E"
Diagrama de Dispersão: O Diagrama de Dispersão é uma ferramenta de qualidade representada em forma gráfica para analisar a relação entre Duas variáveis quantitativas. Para isso, deve-se traçar um gráfico em que o eixo X represente a causa e o Y o efeito.
Diagrama Controle: ou Diagrama de Shewhart permite verificar se os processos estão sendo bem controlados e se há tendências de melhoria ou piora da qualidade. Lembrar do controle da qualidade.
Gráfico de Pareto: também chamado de “diagrama de Pareto”, é uma das que visa focalizar os esforços de melhoria. Ele é útil sempre que classificações gerais de problemas (erros, defeitos, de clientes, etc.) puderem ser compilados na forma de valores para estudo e ações posteriores. Nessa ferramenta, as frequências de cada causa são representadas de forma semelhante a um Histograma, porém em ordem decrescente por barras e o total acumulado é representado por uma linha.
Pessoal atentem-se para dois detalhes muito importantes
o primeiro é o comando da questão que diz assim:
O gráfico de barras a seguir relaciona as perdas em uma indústria associadas a diferentes tipos de problemas de fabricação.
opa, aqui temos duas palavras chave para o diagrama de pareto ,pois ele é um gráfico de barras que correlaciona problemas.
segundo ponto muito importante o examinador foi bonzinho ao não colocar histograma x gráfico de pareto
essas duas ferramentas são medidas por um gráfico de barras a diferença entre elas é que o grafico de pareto é em ordem decrescente, ou seja, um grafico do MAIOR para o MENOR.
Mas gente, esse não é o histograma? Que é o gráfico de colunas?
Gráfico de Preto é o de barras (digamos que o de colunas "deitado")
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo