Uma vantagem considerável da técnica de inventário rotativo ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Inventário Rotativo
Segundo Martins e Campos (2003 apud CAMPOS, 2008, p. 8), existem duas maneiras de se realizar um inventário: periódico e rotativo. O inventário periódico consiste na contagem dos itens de estoque a partir de períodos já pré-estabelecidos, que na maioria das vezes é próximo do fechamento e de finais-de-ano. Caracteriza-se pela contagem do estoque em um curto espaço de tempo (3 ou 4 dias) e pela equipe dedicada neste processo. Embora seja amplamente utilizada pelas empresas, esta técnica pode mostrar possíveis divergências e anomalias adquiridas ao longo do ano vigente, sendo muitas delas significativas quando comparadas com o target[1] estabelecido pela organização.
A segunda maneira, o inventário rotativo, consiste na contagem permanente do estoque, levando em consideração a Curva ABC [2], seja por valor agregado (Custo) ou por movimentação (Quantidade). Pode ser considerado como uma “preparação” para o inventário periódico (anual), visto que a contagem ocorre de maneira repetitiva e com alta freqüência dentro do ano vigente. Na maior parte das vezes, as empresas utilizam este tipo de inventário para identificar todas as divergências antes que possam ser percebidas no inventario rotativo, possibilitando uma acuracidade maior.
No que se refere a acuracidade de estoques, o inventário rotativo demonstra ser a opção mais acertada, se comparado ao inventario periódico. Isso deve-se ao fato de serem executadas diariamente as contagens cíclicas. Em empresas que utilizam este método, os estoques são contados em um prazo médio de 1 a 2 meses, variando de 6 a 9 vezes ao ano. As suas vantagens não limitam-se somente a acuracidade, visto que pode-se adaptá-los para identificar irregularidades tais como: avarias, produtos impróprios para comercialização, danificações, e não necessita de paralisação de todos os recursos para a execução da tarefa.
Fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Invent%C3%A1rio-Rotativo/145786.html
No inventário rotativo estamos permanentemente contando os itens. O método consiste no levantamento rotativo, contínuo e seletivo dos materiais existentes em estoque ou daqueles permanentemente distribuídos para uso.Sua vantagem é que não implica a necessidade de paralisação das atividades da organização.
Já no inventário periódico, geral ou anual efeua-se a contagem de todos os itens em determinado período , neste caso todo processo operacional da empresa é paralizado - é o famoso "fechado para balanço"
Inventário anual | Inventário rotativo |
Esforço concentrado, produzindo pico de custo | Sem grande esforço, com custo distribuído |
Gera impacto nas atividades, almoxarifado de portas fechadas | Continuidade no atendimento com o almoxarifado de portas abertas |
Produtividade da mão de obra decrescente ocorrendo falhas durante o processo | Incremento da produtividade com ações preventivas o que reduz as falhas |
As causas das divergências não são identificados. | O feedback imediato eleva a qualidade e as causas da divergências são rapidamente identificadas |
Inventário periódico (geral ou anual) - efetua-se a contagem de todos os itens em determinados períodos. O processo operacional da empresa é paralisado.
Fonte: Livro Renato Fenili pág. 112
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo