O padrão Serial ATA (ou SATA - Serial Advanced Technology At...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Discos rígidos
O padrão Serial ATA (SATA) é uma interface de comunicação entre sistemas de computadores e dispositivos de armazenamento em massa, como discos rígidos (HDDs), SSDs (Unidades de Estado Sólido) e sistemas de drive ópticos. Foi projetado como sucessor do padrão Parallel ATA (PATA), também conhecido como IDE, com o objetivo de oferecer várias vantagens, incluindo:
- Velocidade de transferência de dados mais alta
- Cabos mais finos e mais fáceis de conectar
- Melhor eficiência energética
- Capacidade de remover ou adicionar dispositivos enquanto o sistema está operando (hot swap)
A resposta a essa questão requer conhecimento sobre tipos de interfaces e dispositivos de armazenamento usados em computadores. A Alternativa A está correta porque o SATA é de fato a interface utilizada para conectar discos rígidos à placa-mãe dos computadores, permitindo o tráfego de dados entre estes e o processador, a memória e outros componentes. As outras opções listam dispositivos que utilizam interfaces diferentes: mouse e teclado geralmente usam portas USB ou Bluetooth, impressoras comumente usam USB, Wi-Fi ou Ethernet e monitores frequentemente conectam-se via HDMI, DisplayPort ou VGA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Discos rígidos
Gabarito letra A.
“Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para Serial AT Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.
É o sucessor da tecnologia ATA (acrônimo de AT Attachment, introduzido em 1984 pela IBM em seu computador AT. ATA, também conhecido como IDE ou Integrated Drive Electronics) que foi renomeada para PATA (Parallel ATA) para se diferenciar de SATA.
Diferentemente dos dispositivos de interface PATA, que transmitem os dados através de cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos, o que resulta num cabo demasiadamente largo, os dispositivos de interface SATA transferem os dados em série. Os cabos Serial ATA são formados por dois pares de fios (um par para transmissão e outro par para recepção) usando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando 7 fios,[1] o que permite usar cabos com menor diâmetro que não interferem na ventilação do gabinete.
As principais vantagens sobre a tradicional interface paralela é que o SATA, com a estratégia de transmissão serial, possui maior rapidez na transferência de dados, possibilidade de remover ou acrescentar dispositivos do tipo hot-swap e utilização de cabos mais finos que permitem o resfriamento de ar de forma mais eficiente.”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA
O padrão SATA (Serial ATA) é uma tecnologia [barramento] para discos rígidos, unidades ópticas e outros dispositivos de armazenamento de dados que surgiu no mercado no ano 2000 para substituir a tradicional interface PATA (Paralell ATA, somente ATA ou, ainda, IDE).
https://www.infowester.com/serialata.php
Sata / Disco Rígido (ópticos) / Barramento / transferência de dados / Fios
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo