Acerca de acontecimentos atuais mundiais relacionados a polí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040585 Atualidades

Acerca de acontecimentos atuais mundiais relacionados a política, sociedade, relações internacionais, saúde e economia, julgue o item.


Após seis meses da guerra na Ucrânia, a Rússia cessou os bombardeios ao país vizinho, o que, segundo especialistas, sugere que o presidente russo esteja realizando ataques terrestres para manter apenas as províncias ucranianas já conquistadas. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em fevereiro de 2022, a Federação Russa proclamou estado de guerra contra a Ucrânia com o objetivo de anexar seu território. Após transcorrer mais de um ano, o conflito persiste até o momento e a Rússia continua a perpetrar ataques contra a cidade de Kiev, situada na Ucrânia, por meio de lançamentos de mísseis terrestres, além de empregar drones para conduzir suas investidas.

Resposta: ERRADO

Gabarito do Professor: ERRADO

Referências:

CNN Brasil. Kharkiv é atingida por mísseis russos, diz Ucrânia. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/kharkiv-e-atingida-por-misseis-russos-diz-ucrania/

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em 31/12/2022: Rússia realiza novos bombardeios na Ucrânia, e Putin diz que guerra é 'dever sagrado' em discurso de Ano Novo. Ao menos uma pessoa morreu e dezenas de cidades registraram destruições após operação russa; chefe do Kremlin promete derrotar ucranianos que querem 'destruir' seu país.

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/12/russia-realiza-novos-bombardeios-na-ucrania-e-putin-diz-que-guerra-e-dever-sagrado-em-discurso-de-ano-novo.ghtml

Em 09/01/2023: A Rússia intensificou os ataques à Ucrânia neste domingo (08/01), após o fim do  ordenado pelo presidente russo, Vladimir Putin, devido ao Natal ortodoxo. Moscou disse que continuará com sua ofensiva, que descreve como uma "operação militar especial".

https://www.dw.com/pt-br/r%C3%BAssia-intensifica-ataques-%C3%A0-ucr%C3%A2nia-ap%C3%B3s-fim-do-cessar-fogo/a-64321515

[ERRADO]

Rússia intensifica bombardeios e prepara nova ofensiva na guerra na Ucrânia

  • Enquanto os aliados ocidentais enviam armas pesadas para ajudar a Ucrânia a recuperar o território ocupado, Moscou intensifica os ataques na frente oriental. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira, 1º, que as forças russas estão prestes a iniciar uma nova ofensiva.
  • https://exame.com/mundo/russia-intensifica-bombardeios-e-prepara-nova-ofensiva-na-guerra-na-ucrania/
  • 2 de fevereiro de 2023, 06h43

"De 01h40 a 03h45 de 16 de fevereiro de 2023, o inimigo lançou mísseis de cruzeiro aéreos e marítimos, mísseis ar-terra e mísseis anti-navios", escreveu Valeriy Zaluzhnyi, Comandante das Forças Armadas da Ucrânia, nas redes sociais. A Ucrânia contabiliza que uma mulher de 70 anos morreu e outras 8 pessoas ficaram feridas. Sete casas de civis foram destruídas, e outras 30 sofreram danos.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/02/16/guerra-ucrania-bombardeio-russia-16-de-fevereiro.htm?cmpid=copiaecola

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo