O SGBD ORACLE permite que se faça uma conexão local a um ban...
I. A conexão local não cria um processo servidor (Server Process) e não usa um protocolo de rede. II. A conexão local não irá precisar de um Database Listener. III. A conexão local requer o protocolo IPC.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Apenas II e III estão corretas.
A questão aborda o conceito de conexão local a um banco de dados Oracle. Vamos compreender por que as assertivas II e III estão corretas:
Assertiva II: Quando realizamos uma conexão local a um banco de dados Oracle, estamos nos referindo a uma situação na qual o cliente (por exemplo, SQL*Plus) está sendo executado na mesma máquina que o servidor de banco de dados. Neste caso, não é necessário um Database Listener, que é um processo que fica escutando solicitações de conexão de rede. O Database Listener é usado para conexões remotas, onde o cliente e o servidor estão em máquinas diferentes.
Assertiva III: A conexão local ao banco de dados Oracle pode utilizar o protocolo IPC (Inter-Process Communication), que permite a comunicação entre os processos em uma mesma máquina, sem a necessidade de um protocolo de rede.
Agora, vamos esclarecer o porquê da assertiva I ser incorreta:
Assertiva I: Mesmo em uma conexão local, um processo servidor é criado para atender a sessão do cliente. O fato de ser uma conexão local não altera a arquitetura de processamento do Oracle, que utiliza um processo servidor dedicado para servir a sessão do cliente. Portanto, mesmo sem a utilização de um protocolo de rede, a arquitetura de processos do Oracle mantém a criação de um processo servidor para lidar com as solicitações do cliente.
Compreender como as conexões são estabelecidas e gerenciadas no Oracle é fundamental para a administração de banco de dados e para a otimização do desempenho de sistemas que utilizam o SGBD Oracle.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo