Acerca do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagame...
O Sistema de Transferência de Reservas é um sistema de transferência de fundos híbrido, pois reúne características dos sistemas de liquidação diferida com compensação de obrigações e dos sistemas de liquidação bruta em tempo real.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o Sistema de Transferência de Reservas dentro do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
O tema central aborda a natureza e as características dos sistemas de liquidação financeira que operam no Brasil. Para resolver a questão, é necessário entender a diferença entre sistemas de liquidação bruta em tempo real e sistemas de compensação de obrigações.
O Sistema de Transferência de Reservas (STR) é, na verdade, um sistema de liquidação bruta em tempo real (LBTR). Isso significa que as transações são processadas individualmente à medida que chegam ao sistema, sem esperar para serem agrupadas ou compensadas em lotes.
A alternativa correta é E - errado. O erro na afirmação está no uso do termo "híbrido". O STR não é um sistema híbrido; ele não mistura características dos sistemas de liquidação diferida com compensação de obrigações.
Agora, vejamos por que a resposta é "errado":
- Liquidação Bruta em Tempo Real: Cada transação é processada individualmente, sem compensação, e os fundos são transferidos de forma imediata e irrevogável. Isso é exatamente o que o STR faz.
- Liquidação Diferida com Compensação: Esse sistema acumula transações e processa a liquidação em um momento posterior, após realizar uma compensação das obrigações. O STR não opera dessa maneira.
Portanto, a afirmação do enunciado é incorreta porque descreve erroneamente a natureza do STR como um sistema híbrido.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Além desses movimentos financeiros, são liquidados no STR os resultados apurados de forma diferida líquida em sistemas de compensação e de liquidação, como por exemplo os resultados da compensação de cheques e de boletos de pagamento. Nesses casos, o Banco Central restringe a liquidação dos documentos emitidos com valor inferior a R$ 250 mil à modalidade diferida líquida, ao passo que os cheques e os boletos de pagamento de valor igual ou superior a esse limite são liquidados entre as instituições, no STR e de forma bilateral, pelos valores brutos agregados (sem compensação)."
http://www.bcb.gov.br/?STRGERAL
O Sistema de Transferência de Reservas é um sistema de transferência de fundos híbrido, pois reúne características dos sistemas de liquidação diferida com compensação de obrigações e dos sistemas de liquidação bruta em tempo real. ERRADO!!
O STR não é um sistema de tranferência de fundos híbrido.
"O STR é um sistema de liquidação bruta em tempo real (LBTR) de transferência de fundos entre seus participantes, gerido e operado pelo Banco Central do Brasil."
http://www.bcb.gov.br/?STRGERAL
Bons estudos !
No texto diz “Sistema de transferência de Reservas – STR”. E aqui: Sistema de Transferência de Fundos – Sitraf.
O Sitraf, sistema operado pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), liquida Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED) com valor unitário de até R$1 milhão.
Esse sistema utiliza dois mecanismos de liquidação: liquidação bruta em tempo real, que é a forma mais utilizada, e compensação contínua de obrigações, realizada a cada cinco minutos. Por utilizar esses dois mecanismos, o Sitraf é considerado um sistema híbrido de liquidação.
o sitraf é o sistema de transferência híbrido....
É um sistema de liquidação bruta em tempo real.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo