REFUGIADOS NA FRONTEIRA ENTRE A ÁUSTRIA E A ESLOVÊNIA (2015...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1748176 Conhecimentos Gerais

REFUGIADOS NA FRONTEIRA ENTRE A ÁUSTRIA E A ESLOVÊNIA (2015)


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/several-thousand-

refugees-wandering-into-direction-331913627?src=f3Io84_JjjEIptYNl9HYcg-1-25.


A ONU estima que 7,6 milhões de pessoas estão deslocadas internamente. Considerando também os refugiados, mais da metade da população pré-guerra de 23 milhões necessita de assistência humanitária urgente. Tal situação decorre:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A crise humanitária de 2015, marcada pelo grande número de refugiados na fronteira entre a Áustria e a Eslovênia, ilustra a complexidade das migrações forçadas no contexto global atual. Esta crise é uma das várias resultantes de conflitos, perseguições e instabilidades que levam milhões de pessoas a buscar segurança em outros países. A imagem em questão, mostrando pessoas aglomeradas e controladas por forças policiais, simboliza os desafios enfrentados pelos refugiados ao tentar atravessar fronteiras em busca de melhores condições de vida e segurança.

Especificamente, a crise síria desempenhou um papel crucial nesse cenário. Desde o início da guerra civil na Síria, milhões de pessoas foram deslocadas internamente e outras tantas buscaram refúgio em países vizinhos e na Europa. A ONU estima que mais da metade da população pré-guerra da Síria necessita de assistência humanitária urgente, devido à destruição generalizada e à falta de acesso a necessidades básicas. Essa situação tem provocado uma enorme pressão sobre os sistemas de asilo e acolhimento dos países europeus, evidenciando a gravidade da crise migratória global.


A) Da criação de fronteiras políticas no continente africano, proveniente da partilha colonial. - Errada. Esta alternativa está incorreta, pois a questão trata da crise de refugiados relacionada à guerra civil na Síria, não à partilha colonial da África. A partilha colonial africana, que ocorreu principalmente no final do século XIX, não está diretamente ligada ao contexto dos refugiados sírios em 2015.


B) Da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, resultante da guerra civil na Síria. - Correta. Esta alternativa está correta. A guerra civil na Síria, que começou em 2011, levou à destruição de infraestruturas e ao colapso econômico, intensificando a pobreza e a insegurança alimentar. Milhões de sírios foram deslocados internamente ou buscaram refúgio em outros países, conforme relatado por organizações como a ONU.


C) Da política do apartheid adotada por países do continente africano, em especial da África do Sul. - Errada. Esta alternativa está incorreta. O apartheid foi um regime de segregação racial na África do Sul, que terminou oficialmente em 1994. Não está relacionado à crise de refugiados sírios em 2015.


D) Da crise econômica global, que desencadeou uma mudança nas rotas migratórias para a Europa. - Errada. Embora a crise econômica global tenha afetado as rotas migratórias, a principal causa da crise de refugiados sírios foi a guerra civil na Síria, e não uma crise econômica global.


E) Da política de incentivo dos países orientais objetivando o controle das altas taxas demográficas. - Errada. Esta alternativa está incorreta. Não há evidências de que políticas de incentivo para controle de taxas demográficas em países orientais tenham causado a crise de refugiados sírios.

A crise dos refugiados na fronteira entre a Áustria e a Eslovênia em 2015 é um exemplo dramático das consequências humanitárias da guerra civil na Síria. Milhões de sírios foram forçados a fugir de suas casas devido à violência, pobreza e insegurança alimentar resultantes do conflito. A alternativa correta é a B, que identifica corretamente a guerra civil na Síria como a causa principal da crise de refugiados descrita na questão.

Resposta: B 

Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B) Da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, resultante da guerra civil na Síria.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), mais de  chegaram à Europa através do Mar Mediterrâneo neste ano. Ao menos 3.210 pessoas perderam suas vidas na travessia. Mais da metade vieram da Síria, seguidos do Afeganistão e Iraque.

Neste ano, a guerra civil na Síria completa dez anos. A repressão do regime de Bashar al-Assad contra grupos considerados rebeldes foi responsável pela destruição material e econômica daquele país, causando a evasão de parte da população. Ao todo, os refugiados sírios somam mais de 6 milhões em todo o mundo. No Brasil, essa população é de cerca de quase 4 mil pessoas, informam dados da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) . Atualmente, o ditador sírio planeja sua reeleição em meio a acusações de fraude.

Gabarito: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo