A síndrome de lise tumoral (SLT) é caracterizada pela destru...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1371609 Medicina

A síndrome de lise tumoral (SLT) é caracterizada pela destruição maciça de células malignas e consequente liberação do seu conteúdo no espaço extracelular. Embora possa ocorrer de modo espontâneo, a síndrome de lise tumoral aparece, em geral, logo após o início do tratamento com agentes quimioterápicos citotóxicos. No que diz respeito a SLT, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Diversos sintomas podem surgir em consequência da SLT, sendo a lesão renal aguda o mais comum.

( ) A lesão renal aguda pode levar a uma sobrecarga de líquido e edema pulmonar; a hipercalemia ou hiperfosfatemia, intensificadas por insuficiência renal, podem induzir arritmia cardíaca e morte súbita.

( ) Acidose lática foi encontrada em associação com esta síndrome e sua extensão foi correlacionada à gravidade da SLT.


A sequência está correta em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A síndrome de lise tumoral (SLT) é uma complicação grave que pode ocorrer após o tratamento com quimioterapia em pacientes com câncer. A questão apresenta três afirmativas sobre a SLT e pede para o aluno identificar quais são verdadeiras. A primeira afirmação é verdadeira, uma vez que a lesão renal aguda é o sintoma mais comum da SLT. A segunda afirmação também é verdadeira, pois a sobrecarga de líquido pode levar ao edema pulmonar, e a hipercalemia e hiperfosfatemia podem causar arritmias e morte súbita. A terceira afirmação é verdadeira, pois a acidose lática pode estar associada à gravidade da SLT. Portanto, a resposta correta é a alternativa E, que apresenta todas as afirmativas verdadeiras. É importante que o aluno esteja ciente dos riscos da SLT e saiba identificar seus sintomas para que possa ser tratada o mais cedo possível.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo