A partir da argumentação do texto acima, bem como das estru...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q19705 Português

A partir da argumentação do texto acima, bem como das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue o item.


Se a opção fosse a de evitar o uso do pronome "cujo" (L.1), as relações entre as ideias do texto permitiriam que, sem prejudicar a coerência ou a correção gramatical do texto, assim se iniciasse o parágrafo: Trata-se de uma carta do qual o enigma perdura e perdurará.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O uso correto do cujo (cuja, cujos e cujas) exige três condições:a) haver antecedente (possuidor) e conseqüente (coisa possuída) diferentes;b) existir equivalência com do qual (da qual, dos quais e das quais); estar clara a idéia de posse.Exemplos: O país cuja população cresce sem parar enfrenta problemas. / Os meninos cuja mãe estava sendo operada aguardavam no corredor.Desdobramento a explicação:a) Há antecedentes, possuidores (o país, os meninos), e conseqüentes, coisas possuídas (cuja população, cuja mãe), ambos diferentes;b) existe equivalência com do qual: o país a população do qual cresce sem parar, os meninos a mãe dos quais estava sendo operada;c) está clara a idéia de posse: a população é do país e a mãe, dos meninos
O cujo (cuja, cujos, cujas) é pronome relativo que possui concordância catafórica (da coisa possuida) e referência anafórica (do possuidor).Ex: Trata-se de uma carta cujo o enigma perdura e perdurará. Cujo esta concordando com "o enigma" (coisa possuida)O qual (a qual, os quais, as quais) também é pronome relativo, mas sua referência e concordância são anafóricas. Assim a substituição correta seria:Trata-se de uma carta DA qual o enigma perdura e perdurará. DA qual => DA = de (preposição) + a (artigo)Na frase o artigo tem que concordar com "uma carta" (coisa possuidora)
Então, baseado nos comentários dos colegas, posso afirmar que o "cujo" pode ser substituído por "do qual", sendo que este último concorda com o atencedente e o "cujo" concorda com o nome posterior.
A preposição de da expressão "do qual" deve ser exigida pelo verbo regente. Perdurar é verbo intransitivo, por isso o uso da preposição de, indepedente de seu artigo combinado, é incorreto. Assim, usar "da qual" ou "do qual" também estaria errado. Gabarito correto.
Não entendo a CESPE!!! Segue questão quase idêntica:

"De acordo com a norma padrão do português, é correta a substituição de "cujos verbetes" (l.2) por do qual os verbetes."
Gabarito: "Certo"

(para comprovarem, é a Q28881 do site).

Alguém sabe explicar?!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo