Divertículos do esôfago são bolsas ou escavações que surgem...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
- Faringoesofagiano: formados no nível da junção entre a hipofaringe e o esôfago. Os principais sintomas são disfagia, regurgitação, tosse noturna, halitose, perda de peso e desnutrição.
- Do terço médio do esôfago: localizado do lado oposto ao hilo do pulmão. Os sintomas englobam disfagia inconstante.
- Supradiafragmático: localizado no segmento do esôfago, logo acima do hiato. Os sintomas estão associados a acalasia e geralmente não causam nenhuma sensação no início. Entretanto, com o tempo pode haver disfagia, dor e complicações pulmonares.
Gabarito do Professor: LETRA C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Divertículos do esôfago são bolsas ou escavações que surgem nas zonas débeis da parede que, quando infectadas ou inflamadas, recebem o nome de diverticulite. São classificados, de acordo com a localização, em
COMENTÁRIO:
A diverticulite, ou doença diverticular, é uma inflamação causada na parede do intestino grosso devido à infecção ou inflamação dos divertículos, pequenas bolsas salientes formadas na parede intestinal. A formação de divertículos é mais comum após os 40 anos de idade, e esse quadro é chamado de diverticulose.
FONTE:https://drthiagochulam.com.br/cirurgias/resseccao-diverticulo-faringoesofagico
O divertículo faringo-esofágico ou divertículo de zenker é uma condição formada pela herniação das camadas mucosa e submucosa na região frágil da parede posterior da faringe distal.
Suas causas ainda não foram bem definidas. Estudos e pesquisas científicas sugerem que ele ocorre devido a uma anormalidade do esfíncter esofagiano superior, o que aumenta a pressão no local, somado ainda com a região enfraquecida.
Inicialmente, ele não apresenta sintomas (assintomáticos). Conforme a doença avança, ele aumenta de tamanho, causando problemas como dificuldade em engolir alimentos, regurgitação (principalmente quando o paciente se deita), caquexia (perda de tecido ósseo e adiposo), ulceração e até sangramentos, devido a retenção de medicamentos.
Ele pode ser classificado em três tipos:
- Pequeno: com tamanho menor que 2 cm;
- Médio: quando seu tamanho fica entre 2 e 4 cm;
- Grande: quando alcança um tamanho maior que 4 cm.
A classificação desta condição é extremamente importante na escolha e estratégia de tratamento.
A-Faringogástrico.
B-Do terço inferior do esôfago.
C-Faringoesofagiano.
D-Do terço alto do esôfago.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo